Defesa Civil de Niterói lança site e página em rede social PDF Imprimir E-mail

defesa-civil08/12/2014 - A Defesa Civil de Niterói lançou na tarde desta segunda-feira (8.12) o site do órgão e também a página na rede social Facebook (Defesa Civil de Niterói).  Aprimorar o canal de comunicação  com a população é o objetivo prioritário do endereço eletrônico, além  de impulsionar ações preventivas, divulgar as diversas ações realizadas, entre outros. O site foi lançado em um encontro no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, e contou com a presença do vice-prefeito Axel Grael, de funcionários e voluntários da Defesa Civil.

Na homepage do site, o cidadão encontra o Boletim Meteorológico detalhado relativo ao dia em curso e ao dia seguinte. A página disponibiliza ainda o mapeamento e análise de incêndios na vegetação, informações sobre as sirenes de alerta e pluviômetros, área para inscrição de novos voluntários, anúncio de cursos de primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndios, além de links para os sites das Defesa Civil Estadual, da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Na nossa gestão, a Defesa Civil trabalha para fazer de Niterói uma cidade resiliente. E essa cultura da resiliência, ou seja, fazer uma cidade mais segura para sua população, não depende apenas da administração pública, é preciso que todos os cidadãos estejam envolvidos. E para isso melhorar a interlocução dos moradores com a Defesa Civil é um passo muito importante nesse processo”, afirmou o vice-prefeito Axel Grael.

subsecretário municipal de Defesa Civil, major Walace Medeiros, aproveitou a ocasião e fez um balanço do trabalho do órgão em 2014.

“O site é uma das ações que integra todo um conjunto de iniciativas de Defesa Civil que prioriza a prevenção de desastres. Essa é a proposta da atual gestão municipal. O site e a página no Facebook são importantes para que o cidadão possa interagir, tirar dúvidas, avisar sobre problemas em sua comunidade, é um canal direto”, explicou Medeiros.

Entre as outras ações realizadas pela Defesa Civil de Niterói em 2014 estão a implantação de 22 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), de 30 conjuntos de sirenes  e 27 pluiviômetros automáticos, além da colocação de sinalização de rotas seguras e estabelecimento de pontos de apoio em casos de desastres nas comunidades. O órgão também realizou o programa Defesa Civil nas Escolas, que orientou 185 alunos de cinco escolas municipais próximas a áreas vulneráveis sobre procedimentos de emergência em caso de desastres ou incêndios.

Também participaram do encontro as secretárias de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; de Saúde, Solange Oliveira; de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; e o subsecretário de Obras, Vicente Temperini.

Visite o site aqui