Ex-desabrigados do 3º BI participam de sorteio dos blocos do conjunto habitacional Zilda Arns PDF Imprimir E-mail

Na terça-feira será realizado o sorteio dos apartamentos, no ginásio do Caio Martins

zilda-arns

12/12/2014 - As 86 famílias niteroienses vítimas das chuvas de 2010 que moraram no 3º BI até março deste ano viveram um dia histórico nesta sexta-feira (12.12). Em encontro no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, elas participaram do sorteio dos blocos dos empreendimentos Zilda Arns I e II, realizado pela Secretaria Municipal de Habitação.  O mesmo procedimento foi feito na quarta-feira (10.12) com as 19 famílias que foram retiradas do prédio abandonado conhecido como “esqueleto da Riodades”.

Na próxima terça-feira, dia 16, as famílias que já sabem os blocos onde vão morar, juntamente com as demais que também viviam em áreas de risco e recebem aluguel social, participarão do sorteio dos apartamentos do conjunto Zilda Arns, no ginásio do Caio Martins. No total, o condomínio da Teixeira de Freitas receberá 374 famílias. A lista com todos os contemplados pelas unidades habitacionais e a convocação para o comparecimento no encontro do dia 16 serão publicadas no Diário Oficial do Município deste sábado (13.12).

O secretário municipal de Habitação, Marcos Linhares, explicou porque houve primeiro o sorteio dos blocos – dois blocos do Zilda Arns I e sete blocos no Zilda Arns II.

“As famílias do esqueleto e as do 3º BI viveram muito tempo juntas em um ambiente totalmente desfavorável. Entendemos que na nova moradia elas devem interagir com famílias de outros locais. Por isso optamos por distribuir os dois grupos de forma equilibrada pelos blocos do conjunto habitacional”, disse Linhares.

A dona de casa Simone de Oliveira, 35 anos, e mãe de quatro filhos, comemorou muito quando ouviu o seu nome ser chamado no sorteio. “Tem que comemorar. Hoje é o início de uma realização que esperei por quatro anos. Se Deus quiser em pouco tempo estarei morando no meu apartamento”, afirmou a ex-moradora do Morro do Bumba, que teve a casa destruída nas chuvas de 2010.

Outra dona de casa, Isabel Barbosa de Sá, também festejou o sorteio. “Tenho três filhos. Estou muito feliz que teremos uma casa”, disse.

A entrega dos apartamentos do empreendimento está prevista para fevereiro. Até lá, as famílias do 3º BI e a do antigo esqueleto continuarão recebendo a ajuda de custo da prefeitura, no valor de R$ 600, além do aluguel social pago pelo governo estadual. O Zilda Arns é o primeiro conjunto com habitações de interesse social que será entregue pela atual gestão da prefeitura no programa Minha Casa Minha Vida/Morar Melhor.

Um dia de atividades no ginásio do Caio Martins

Na próxima terça-feira, as 374 famílias contempladas com apartamentos no conjunto Zilda Arns terão um dia intenso. Pela manhã, elas assistirão várias palestras, entre elas a que será ministrada por representantes da  Caixa Econômica, responsável pelo empreendimento, sobre como formar o condomínio, que regras devem ser seguidas, quais diretos e deveres dos moradores, eleição do síndico, entre outros aspectos.

A construtora também falará sobre as obras. Em seguida representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Niterói prestarão informações sobre os serviços públicos que funcionam próximos ao condomínio, como escolas, posto de saúde, creche e linhas de ônibus.

A parte da tarde será reservada para o sorteio dos apartamentos.