Prefeitura e Estado firmam parceria de sustentabilidade aliada à cultura PDF Imprimir E-mail
cultura-sustentabilidade23/12/2014 - A Prefeitura de Niterói e o governo estadual apresentaram, na manhã desta terça-feira (23.12), no Solar do Jambeiro, o convênio de desenvolvimento do Projeto NiteróEcoCultural, que contará com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), na ordem de mais de 1 milhão e 700 mil reais.

O projeto tem por missão transformar o lixo produzido em Niterói em produto útil e remodelado, combatendo o aumento desses resíduos. Para isso, o programa prevê o fortalecimento da política ambiental na cidade, com ações de qualificação profissional.

Entre as iniciativas previstas estão o Eco Design e a TV Verde. Na primeira, jovens serão capacitados em técnicas de marcenaria e design criativo com o objetivo de recuperar e transformar móveis descartados para serem usados novamente. Já a TV funcionará como um laboratório de produção audiovisual, que irá preparar os jovens, possibilitando que eles produzam filmes relacionados às problemáticas ambientais locais, resultando numa forma de entretenimento realista e de consciência.

Com previsão de começo para março de 2015, o EcoCultural, inicialmente, tem como meta capacitar 720 jovens de três diferentes comunidades: Morro do Palácio, Morro do Estado e Morro do Boa Vista.

De acordo com o secretário Estadual de Ambiente, Carlos Portinho, o programa tem tudo para ser sucesso na cidade. “Niterói é uma cidade fértil culturalmente, com vários equipamentos belíssimos. O projeto está numa corrente positiva, nessa união do Ecológico com a Cultura. Será uma forma de diálogo com a sociedade sobre o ambiente e o social”, afirmou Portinho.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou que o projeto é bastante abrangente na sua concepção e que a questão ambiental é transversal e envolve várias secretarias. “Nessa gestão de governo, não temos só a pasta de Ambiente que trata do tema sustentabilidade. Temos o assunto abordado em outros setores como na Assistência Social, na Defesa Civil, na Cultura, na Educação, entre outras. A ideia é levar um olhar social e ambiental para todas as redes da cidade”, disse Axel.

O secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, lembrou que a Cultura é mobilizadora e vai contribuir sobremaneira para o fortalecimento da política ambiental da cidade.

Já o subsecretário municipal de Cultura, Cláudio Salles, a questão do lixo não é só um tema relativo à educação, mas também, à cultura. “O problema do lixo é cultural e este programa será uma forma de conscientizar as pessoas de suas responsabilidades com seus lixos e os fins que darão a eles”.

Segundo Roberta Martins, Diretora de Unidades Culturais da FAN, a cronologia do projeto se desenha por etapas. “Neste primeiro momento, vamos comprar os equipamentos e conseguir espaços nas comunidades contempladas; em seguida, vamos fazer uma ampla divulgação sobre as inscrições; para logo depois, iniciar o projeto com debates sobre a sustentabilidade e colocar em prática as duas ações: Eco Design e TV Verde”, revelou Roberta.

A solenidade de apresentação do Niterói Eco Cultural contou, também, com a participação do Secretário municipal de Assistência Social, Bira Marques, do Presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, e do Superintendente do Inea, Ramon Vicente Ayres.