Prefeitura realiza ação de prevenção contra queimadas no Preventório PDF Imprimir E-mail

queimadas19/01/2015 - A Prefeitura de Niterói retomou nesta segunda-feira (19/1) as ações de prevenção de incêndios florestais no município. A forte estiagem e a baixa umidade do ar combinadas ao descuido da população é um verdadeiro perigo para a vegetação.

Nesse sentido, após análise da Defesa Civil e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente com a ajuda de imagens de satélite e do sobrevoo feito no ano de 2014, foi possível identificar os pontos de maior incidência desses incêndios pela cidade.

A ação se iniciou no Morro do Preventório, em Charitas, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, Associação de moradores e fiscais da pasta. Foi distribuído material explicativo sobre todos os malefícios para a saúde no que diz respeito à fumaça, os riscos para a fauna e para a vida dos moradores, bem como as multas que podem ser aplicadas por simplesmente provocar fogo. Ao mesmo tempo, todos os moradores próximos às áreas verdes assinaram o livro de responsabilidade pessoal e ciência da proibição das leis. As pessoas reagiram de forma positiva à ação e muitos relataram desconhecer o risco causado pela queimada.

O objetivo da série de ações é alcançar o maior número de pessoas e conta com o apoio da Neltur, que a partir desta segunda-feira colocou em suas placas a frase: “queimadas, apague essa ideia” por toda a cidade.

O secretário Daniel Marques, ressalta a importância da união da população com os órgãos municipais: "Estamos explicando aos moradores os riscos que as queimadas causam, porém, é fundamental que os munícipes de Niterói nos ajudem na divulgação da causa e na denúncia. Placas informativas, conteúdo compartilhado na internet, jornais e materiais informativos estão sendo distribuídos para que todos compreendam o crime de soltar balões, o perigo da prática religiosa com velas acesas em florestas e a proibição de queimar lixo, mesmo que no quintal de casa. Partindo da educação ambiental e conscientização das pessoas, acredito que teremos um bom resultado", disse.

Durante a semana a ação será no Morro do Cavalão, entre São Francisco e Icaraí, Bairro de Fátima, Pé Pequeno e na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).