Escola Dario Castelo, em Itaipu, será a décima sexta entregue pela Prefeitura PDF Imprimir E-mail

escola-ro129/01/2015 - As obras de construção da Escola Municipal Dario Castelo, em Itaipu, na Região Oceânica, foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (29/1).

O prefeito de Niterói anunciou que a unidade será inaugurada no dia 2 de março. A escola, que vai oferecer o ensino fundamental, é a décima sexta que será entregue pela atual gestão.

A Dario Castelo integra o programa de expansão do Ensino Fundamental, que já inaugurou outras duas escolas, a Atineia Miranda (Caramujo) e a Anísio Teixeira (São Domingos). A unidade irá atender cerca de 280 crianças, do primeiro e segundo ciclos (do primeiro ao quinto ano), nos turnos da manhã e tarde.

O prédio vai contar com dez salas de aula, auditório com capacidade para cem pessoas, pátio, sala de recursos, sala de artes, laboratórios de ciências e informática, um amplo refeitório, dois vestiários, banheiro e um ginásio poliesportivo. Todos os espaços atendem às condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais. A unidade está sendo construída dentro dos padrões de sustentabilidade, e possui sistemas que permite a reutilização de águas da chuva e reaproveitamento da luz solar.

“Essa será a décima sexta escola que nós vamos entregar à população em dois anos. Isso é um recorde histórico e o nosso objetivo é consolidar Niterói como uma cidade educadora que, a partir da política pública da educação, oferece as mesmas oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes em todas as regiões da cidade”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo niteroiense destacou que nos meses de fevereiro e março a Região Oceânica ganhará dois equipamentos públicos de alta qualidade na educação – a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Nina Rita Torres será inaugurada no próximo dia 5.

“Estamos enfrentando o déficit histórico na educação infantil e no ensino fundamental que havia nessa região. Por isso estou muito feliz ao verificar que o cronograma foi seguido, que as obras estão em ritmo acelerado e porque teremos crianças nessa escola a partir do dia 2 de março”, afirmou.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, ressaltou a importância da Escola Municipal Dario Castelo, que junto a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Nina Rita Torres, vai atender à demanda por vagas na localidade.

"Vamos entregar uma escola de altíssima qualidade em uma região que apresentava uma carência muito grande tanto no ensino fundamental, quanto na educação infantil. Como sempre acontece nas unidades que inauguramos, estamos oferecendo toda a infraestrutura necessária, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, destacou.

Também acompanharam a visita o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o secretário municipal de Obras, Domício Mascarenhas; o administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat; o deputado estadual eleito, Waldeck Carneiro e diretores da Emusa.