Departamento de Fiscalização de Posturas inicia a Operação Homem Aranha em prédios do Centro PDF Imprimir E-mail

03/03/2015 - O Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Ordem Pùblica de NIterói, deu início na tarde desta terça-feira (3/3), a operação batizada de Homem  Aranha, que tem como objetivo fazer uma varredura vertical em cinco mil salas comerciais no centro da cidade  fiscalizando  documentos e orientando profíssionais se necessário, sobre como regularizar do seu negócio.  Ao final de trinta dias, a postura fará o primeiro balanço diagnosticando quantidade e principais atividades profissionais exercidas nesta região. A Operação Homem Aranha  não tem prazo para terminar .

Durante a  fiscalização de hoje  que começou pelo edifício de número 36, da Avenida Amaral Peixoto, foram feitas  52 vistorias  e emitidas 20 notificações. Em sua maioria as salas comerciais foram citadas por não estarem com os Alvarás expostos naquele momento,  discriminando o tipo de negócio ali desenvolvido  e  para o qual foi solicitada a documentação legal à prefeitura. Destes, dois estabelecimentos foram intimados a apresentar licença   para utilização de publicidade

Em todos os casos , os profissionais respónsáveis pelo negócio ou atividade profissional tem o prazo de 30 dias para atualizarem sua documentação.

Segundo Riel Escotiel Viana, Fiscal de Postura e Coordenador da Operação Homem Aranha, é importante que a Prefeitura conheça o tipo de negócio que funciona em sua cidade e se todos estão adequados de acordo com o código de posturas da cidade.

" Nós já atuamos regularmente no comércio horizontal de rua, mas é importante também fazer essa ação vertical .Além de diagnosticarmos o perfil desses profissionaos também estaremos orientando em caso de alguns não estarem cumprindo as especificações legais. Não estamos adotando medidas punitivas e sim estimulando o comerciante a se regularizar se necessário  e avaliando esse perfil até porque, nessa quantidade de salas existentes nos prédios, as mudanças são constantes e a caracteristica dos profissionais muda  " explicou o fiscal.

Ao todos  oito equipes atuaram na fiscalização de hoje divididas em dois fiscais por andar .A ação acontecerá regularmente durante todo o mês de março, somente no Centro da Cidade por enquanto