Nova barca que fará a ligação Rio-Niterói tem viagem inaugural PDF Imprimir E-mail

nova-barca
11/03/2015 -
O novo catamarã Pão de Açúcar, que fará a ligação marítima Rio e Niterói, teve sua viagem inaugural na manhã desta quarta-feira (11.3),

O prefeito de Niterói participou do evento, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, do presidente da CCR Barcas, Márcio Roberto de Moraes, entre outras autoridades municipais e estaduais.

A Pão de Açúcar é a primeira das sete novas embarcações que vão operar na travessia Rio-Niterói. A viagem inaugural partiu da estação Araribóia, em Niterói, com destino à Praça XV, no centro do Rio. O novo catamarã tem capacidade para até 2 mil pessoas e é equipado com espaço para cadeirantes, bicicletários e duas proas.

O prefeito destacou que para Niterói é muito importante melhorar a performance e a capacidade do transporte público sobre a Baía de Guanabara.

nova-barca1

“É insustentável insistir no modelo rodoviário. A Ponte Rio-Niterói está sobrecarregada, e com a chegada de quatro novas embarcações este ano, não tenho dúvida que vai contribuir muito com a melhoria da mobilidade e da qualidade do transporte público em Niterói”, afirmou.

O governador Luiz Fernando Pezão disse que a nova embarcação é fundamental para a melhoria do transporte aquaviáro do Rio de Janeiro.

“Nesta barca, os passageiros terão mais conforto e agilidade na viagem. Estou muito feliz por conseguir entregar esse equipamento ainda no primeiro trimestre deste ano. A previsão é de que, até julho, outras três embarcações estejam operando. Quero fechar 2015 com cinco das sete barcas que compramos em operação – disse Pezão.

O tempo de travessia entre Rio de Janeiro e Niterói foi reduzido de cerca de 22 para 15 minutos com a nova barca. A ideia é que o novo catamarã realize aproximadamente 12 viagens por dia, seis no período da manhã e seis na parte da tarde.