Prefeitura se reúne com famílias que vão morar no conjunto habitacional Zilda Arns PDF Imprimir E-mail
Reunião foi a última antes que os futuros moradores façam a vistoria final nos apartamentos

26/03/2015 -A Prefeitura de Niterói promoveu na tarde desta quinta-feira (26.3), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o encontro de mobilização social com os futuros moradores que ocuparão as 374 unidades dos conjuntos habitacionais Zilda Arns 1 e 2, localizado no bairro Teixeira de Freitas, na Zona Norte de Niterói. O encontro marcou o início do trabalho técnico-social que será desenvolvido com as famílias que perderam suas casas na tragédia das chuvas de 2010 - entre elas 84 que ficaram abrigadas no 3º BI,19 que viveram no prédio abandonado conhecido como “esqueleto da Riodades”, e as demais de outras áreas do município atingidas pelas fortes chuvas.

O prefeito participou do encontro, que foi iniciado com palestras de representantes de diversas secretarias municipais, como Educação, Saúde, Esporte e Lazer e Cultura, e também das concessionárias Águas de Niterói e Ampla. As famílias conheceram os programas que serão implantados no futuro condomínio, como atividades de esporte e lazer e o Projeto Semente, da Secretaria Municipal de Cultura.

O trabalho técnico-social promoverá a gestão de ações sociais necessárias para identificação, encaminhamento e solução de problemas construtivos ou de manutenção referentes ao empreendimento, em articulação com a construtora, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e as concessionárias, de acordo com as respectivas competências.

O chefe do Executivo municipal ressaltou para as famílias que esta reunião foi a última antes que os futuros moradores façam a visita e vistoria final nos imóveis antes da mudança.

"Fiz questão de vir neste dia especial para vocês e para nós, porque é o último encontro antes de vocês fazerem a vistoria final nos apartamentos. Eu acompanhei junto com vocês toda essa luta e essa vitória é de todos. Depois que os apartamentos forem entregues, é muito importante ter consciência que a responsabilidade de administrar o condomínio será de vocês, com organização, onde vocês vão construir uma nova história de vida. Espero que vocês administrem bem a nova casa. Muitas crianças nasceram no 3º BI. Agora nós vamos ter crianças que vão nascer dentro do Zilda Arns", afirmou o prefeito.

O prefeito informou para os moradores que, após a mudança, as famílias receberão por mais dois meses o subsídio pago pela prefeitura desde 2013 para o aluguel social, e que permitiu que as famílias deixassem o 3º BI.

As obras do empreendimento estão na reta final. A Prefeitura de Niterói investiu quase R$ 5 milhões em intervenções na infraestrutura do conjunto, o que possibilitou a execução de obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação de toda a área. Já os prédios, construídos no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, nos quais foram aplicados cerca de R$ 22 milhões do Ministério das Cidades, estão em fase final de conclusão.

Também estiveram presentes ao encontro a secretária Executiva da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos; a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcos Linhares; o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Souza, entre outras autoridades municipais.