Prefeitura propõe união de esforços com governo estadual e empresas para dragagem de canais da Baía de Guanabara e fortalecimento da indústria naval PDF Imprimir E-mail

09/04/2015- O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, se reuniu na tarde desta quinta-feira (09/04) com representantes do governo estadual e do setor da indústria naval da cidade. O objetivo do encontro era discutir os problemas do assoreamento dos canais, como o de São Lourenço e o entorno da Ilha da Conceição na Baía de Guanabara, que tem prejudicado o acesso das embarcações e, consequentemente, a indústria naval no município.

Axel informou que existe um projeto elaborado pelo INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), protocolado no Inea (Instituto Estadual do Ambiente) em outubro, que prevê a dragagem dos canais e a criação de uma malha que vai permitir o acesso das embarcações aos estaleiros.

Ele, ao lado dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves e da Indústria Naval, Petróleo e Gás, Luiz Paulino Moreira Leite, percorreu de lancha, os locais afetados pelo assoreamento e carcaças de embarcações abandonadas.

O vice-prefeito propôs uma união de esforços entre o município, o governo estadual e as empresas para que esse projeto tenha andamento porque falta uma série de complementações e o licenciamento ambiental.

Ele adiantou que vai propôr ao prefeito a criação de um Escritório de Gestão envolvendo todos esses segmentos para que o projeto seja agilizado. Segundo Axel, há uma previsão de R$ 300 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para projetos de dragagem na região.

"A atividade naval é fundamental na economia de Niterói. É uma das maiores geradoras de emprego na cidade. O setor hoje vive dificuldades grandes. Um dos motivos é o problema do acesso. Os canais são assoreados. Com isso, as empresas têm perdido oportunidades em editais de seleção para a construção de navios. A Prefeitura tem um papel importante neste processo, o prefeito estabeleceu como prioridade. É preciso de planejamento. Os canais estão obstruídos por sedimentos e existem muitas carcaças abandonadas que dificultam a navegação e o processo de dragagem. Não é uma obra simples. A licença ambiental precisa ser acompanhada no Inea e temos que ter um esforço concentrado neste assunto. Sem essa união, o desemprego no setor naval poderá ser grande", disse.

O subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, afirmou que a questão tem que envolver todas as esferas de governo.

"Para a logística de manutenção e reparo dos bancos que serão necessários para o desenvolvimento do pré-sal serão feitas todas aqui, a região da Baía de Guanabara será aproveitada. Por isso, a dragagem destes canais é necessária para dar acesso aos estaleiros. Esses equipamentos de apoio ao pré-sal  atrai toda a cadeia de subfornecedores e serviços especializados, alavanca a atividade econômica, emprego e renda. Esse projeto é prioritário para o governo estadual", declarou.