Prefeitura vai construir memorial em homenagem à juíza Patrícia Acioli PDF Imprimir E-mail

praca-pa
15/04/2015
- A Prefeitura de Niterói vai construir na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade, um memorial em homenagem à juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011.

O anúncio foi feito pelo prefeito durante reunião na tarde desta quarta-feira (15/4) com familiares da juíza e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Rossidélio Lopes.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a previsão é que o espaço seja inaugurado em agosto. Ele disse que será um pequeno jardim próximo da árvore onde já existe uma placa de ferro e que será de bronze.

"O memorial será uma singela homenagem e ao mesmo tempo um registro de um fato que ocorreu há quatro anos. É um reconhecimento da luta por justiça, contra a impunidade e para que fatos como esse nunca mais ocorram no Estado do Rio de Janeiro porque os magistrados e a justiça são parte da esperança da sociedade, uma sociedade civilizada e democrática. O que ocorreu foi inaceitável. Acolhemos esse projeto que será feito pela Secretaria de Urbanismo", disse.

Ex-marido da juíza e pai dos seus dois filhos, Wílson Maciel Chagas Júnior, agradeceu o apoio da Prefeitura. "Ficamos muito gratificados e tínhamos certeza de que a resposta da Prefeitura não seria outra de apoio à nossa manifestação de querer homenagear à Patrícia. Estamos muito felizes com esse reconhecimento porque é uma forma de manter viva a história da Patrícia, quem foi Patrícia, o que aconteceu com ela. Será um espaço em que as pessoas vão se integrar a paisagem com a homenagem que esperamos", disse.

A secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, afirmou que a ideia é um trabalho da Prefeitura de proteção e promoção à paz. "Será um espaço muito interessante para lembrar a importância de juntar a justiça e a paz.

O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, falou sobre a importância do diálogo entre os três poderes e disse que a figura de Patrícia Acioli representa um símbolo de uma pessoa que trabalhava para melhorar o Estado do Rio de Janeiro.