Meio Ambiente tem novo secretário PDF Imprimir E-mail

Tiago Loback assume a pasta em substituição a Daniel Marques

16/04/2015 - A Prefeitura de Niterói anunciou na tarde desta quinta-feira (16/04) o novo secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback.  Ele substitui Daniel Marques, que vai assumir seu cargo de vereador. Loback será empossado nesta sexta-feira.

O prefeito comentou a substituição e destacou que a área ambiental tem sido uma das prioridades da nova gestão municipal

"Durante esses dois anos, Tiago foi subsecretário do Meio Ambiente e junto com o agora vereador, Daniel Marques, fez um belíssimo trabalho que mudou completamente a agenda ambiental de Niterói. O fato é que nós fizemos o primeiro concurso público dessa gestão na área do meio ambiente e era uma expectativa de muitos anos. Hoje a secretaria tem um corpo de servidores concursados muito qualificado. Possui um fundo de conservação ambiental que, nas administrações passadas, não recebia um centavo de recursos e hoje tem cerca de R$ 2 milhões para investimentos em projetos de educação ambiental e de outras intervenções. A secretaria passou por um processo de modernização da sua gestão e realizou dezenas de ações e estruturou vários programas. Eu acredito que o Tiago vai fazer um belíssimo trabalho consolidando aquilo que o Daniel plantou e avançando ainda mais com a agenda ambiental.", disse o prefeito.

Tiago é advogado formado na Faculdade Cândido Mendes e trabalhou dois anos na Corregedoria Tributária de Controle Externo do Estado. Há dois anos, ele recebeu o convite de Daniel Marques para compôr a equipe da secretaria municipal do Meio Ambiente.

"Eu quero agradecer primeiramente à confiança do prefeito e o apoio do vice-prefeito. Vou dar continuidade aos projetos que a secretaria tem encaminhado, fortalecer o governo com trabalho com toda minha experiência de gestão pública.", afirmou Tiago.

O vice-prefeito, Axel Grael, comentou como a secretaria de Meio Ambiente tem crescido ao longo dos anos.

"Eu acho que a Secretaria de Meio Ambiente era periférica com uma postura meio cartorial. Não havia uma inserção nas políticas públicas como um todo, e isso é um grande mérito dessa gestão do Daniel. Hoje a secretaria tem outra estrutura, outra influência nas políticas públicas. A área de licenciamento é uma área importante e se ela não avança é ruim pro município, a demora do licenciamento do empreendimento é a demora pra geração de empregos, geração de impostos. Então essas coisas precisam andar bem, mas também com muita responsabilidade e foi um papel muito importante que o Tiago teve nesses primeiros dois anos.", comentou o vice-prefeito.

O ex-secretário Daniel Marques falou sobre a sensibilidade com a questão ambiental e garante que Tiago é o melhor nome para dar continuidade aos projetos que estão em execução.

"O viés ambiental nunca foi tão reconhecido e isso é uma coisa indiscutível. Nos últimos dois anos reestruturamos a secretaria, construímos dezenas de projetos que estão em andamento. Hoje nós temos engrenagem funcionando, orçamento, corpo técnico e bons projetos, alguns já implementados, como o programa Niterói Mais Verde.", disse Daniel.