Última fase do REFIS de Niterói começa na próxima semana PDF Imprimir E-mail
30/04/2015 - A Prefeitura de Niterói inicia na próxima semana a última fase do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que concede descontos de até 100% de juros e multas nos débitos de IPTU e ISS até o exercício de 2011. Esta é a última oportunidade para os inadimplentes quitarem seus débitos evitando assim ações na Justiça.
Segundo a Procuradoria Geral do Município, já foram enviadas cerca de 71 mil cartas, número este que pode chegar a até cem mil ao final do mês de maio. Todas as cartas enviadas são acompanhadas de um boleto para pagamento à vista, já com o percentual máximo de descontos, a fim de oportunizar ao contribuinte um pagamento facilitado e sem filas.

Desde fevereiro, os quatro postos montados pela PGM, com um total de 20 atendentes, além de 6 coordenadores, oportunizaram atendimento de mais de cinco mil pessoas, sendo que destas 70% optaram por realizar os pagamentos de guias à vista, totalizando mais de dez milhões de arrecadação para o Município e a emissão de guias ainda a vencer no valor de mais de quarenta milhões. Do total recebido, aproximadamente 30% foi recebido por meio do pagamento direto das cartas enviadas aos contribuintes.

Há perspectiva de grande demanda no último mês do REFIS, uma vez que, além dos grandes incentivos para pagamento, todos os inadimplentes serão protestados a partir de junho e poderão ter seus imóveis encaminhados à leilão público. Estima-se que mais cinco mil pessoas, número igual aos que compareceram até hoje, compareçam à Procuradoria neste último mês de vigência do programa, que não será prorrogado.
O procurador-geral do município, Carlos Raposo, destaca a importância da medida. "É a última chance para que o contribuinte fique em dia com seus débitos junto ao Município e evite ter seu nome protestado, o que implica em restrições no SPC e Serasa, bem como afastando o risco de ter o imóvel levado a leilão". O procurador esclarece ainda que no caso de dívidas de IPTU o imóvel garante o pagamento do débito, afastando-se a defesa do bem de família.
Além das cartas e do comparecimento a um dos postos, os débitos podem ser quitados à vista mediante acesso ao site pgm.niteroi.rj.gov.br, havendo também um espaço para esclarecimento das dúvidas mais frequentes.
A campanha de esclarecimento à população se intensificará em maio com o envio de mensagem de texto por celular e ligação para os devedores, esclarecendo os benefícios do programa e as consequências do não pagamento das dívidas.