Niterói é destaque de boas práticas de gestão pública em evento do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em Brasília PDF Imprimir E-mail
mbc
30/04/2015
- A Prefeitura de Niterói apresentou na noite desta quarta-feira (29.04), em Brasília, os resultados da parceria de Niterói com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), na 43ª Reunião do Conselho Superior da entidade. O evento, presidido pelo líder do MBC no setor privado, Jorge Gerdau, contou com a participação das maiores empresas do país e destacou Niterói como exemplo de sucesso no Programa de Modernização e Melhoria da Gestão Pública.

Aos presentes, o prefeito de Niterói relatou os desafios enfrentados pela gestão desde 2013 e ressaltou a importância de se garantir recursos através de acordos de cooperação como a promovida por meio do MBC.

“Herdamos uma situação dramática. A prefeitura estava no CAUC há 4 anos, o que comprometia dez anos de investimentos. Fora as dívidas e salários atrasados e equipamentos públicos fechados. Por meio da parceria com o MBC e a Macroplan, desde o início do governo, em janeiro de 2013, promovemos o ajuste fiscal, o choque de gestão, que permitiu que a prefeitura se reerguesse. Extinguimos secretarias, reduzimos cargos comissionados, criamos o Escritório Geral de Projetos (EGPNit), revisamos contratos e combatemos os supersalários. Antes, não era possível captar recursos do governo do Estado e, graças à parceria, foi possível obter acordos de cooperação internacional, com organismos internacionais extremamente exigentes, como o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Superamos o caos que herdamos e, apesar do quadro difícil, para muitos prefeitos do estado, estamos conseguindo implantar as ações previstas no nosso Plano Niterói que Queremos 2033”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal reforçou ainda a busca constante de uma administração transparente e focada em boas práticas de gestão.

“Desde o início da nova gestão da prefeitura estamos implantando o modelo de administração na cidade, baseado no planejamento, na definição de metas, na busca da eficiência e da transparência, através de uma equipe com o perfil técnico e de gestão. O apoio e a parceria do MBC foram fundamentais para melhorar a performance da administração pública, utilizando as empresas do setor privado para realizar entregas à população” finalizou o prefeito.

Segundo o líder do MBC, Jorge Gerdau, reuniões como a do Conselho, utilizam experiências de gestão em Estados e Prefeituras e acredita que Niterói é modelo no processo de modernização da gestão.

“Hoje tivemos a alegria de ver  depoimento do prefeito de Niterói, com sua equipe e representantes, mostrando o sucesso que o município tem tido no processo de gestão. É muito importante ter exemplos concretos, como o de Niterói, para que seja possível levar esta experiência a outros municípios e estados. Realmente foi um evento muito construtivo. Estamos convictos do trabalho do MBC no sentido de aprimoramento de gestão, principalmente hoje em dia com o tema de governança, que atua como o aprimoramento das definições estratégicas com o objetivo de melhoria da qualidade de vida a todos” analisou Gerdau.

A secretária de Planejamento e Gestão, Giovanna Victer, destacou a renovação da parceria com o MBC, que garante os resultados positivos que Niterói apresenta.

“O encontro de hoje marca a continuidade de uma parceria e o fortalecimento de um projeto de gestão com foco nos resultados e nas entregas para a população. O município trabalha com um planejamento participativo a uma gestão eficiente e focada. Essa é a forma de governar em Niterói, que aos poucos vem se tornando um modelo de gestão para outras cidades do Brasil” destacou Giovanna.

O MBC atua como um grande agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores do Brasil, na busca pela excelência em gestão e melhoria da competitividade brasileira. Criado há 14 anos pelo idealizador e empresário, Jorge Gerdau, o MBC, além da parceria com Niterói, já apoiou outros grandes programas como os de Belo Horizonte e Pernambuco.

No evento, o prefeito entregou a Jorge Gerdau, o livro do Planejamento Estratégico Niterói que Queremos, que norteia os projetos e as metas de curto, médio e longo prazo para a cidade e é o resultado da primeira fase do projeto. Para dar continuidade, foi assinado, entre o prefeito e a instituição, um novo acordo de cooperação para o próximo biênio para implantar o Niterói Metas e Resultados, que vai monitorar e acompanhar a governança do Niterói que Queremos.

Entre os gestores presentes na ocasião, estavam o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e o Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O prefeito foi acompanhado dos secretários municipais, Giovanna Victer (SEPLAG), Cesar Augusto Barbiero (Secretaria de Fazenda), Glaucia Macedo (Coordenadoria do Núcleo de Gestão Municipal) e do Vice-Presidente da ADEMI Niterói, Joaquim Andrade.