Campanha de Vacinação contra Gripe terá o dia D neste sábado PDF Imprimir E-mail

07/05/2015 - Será realizado no próximo sábado, 09/05, o ‘’ Dia D de mobilização’’ da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em Niterói. Para isso, serão mobilizados em torno de 550 profissionais de saúde, atendendo de 8 às 17 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais e Comunitárias e Módulos de Saúde da Família, totalizando 50 salas de vacina.. A população a ser imunizada no município é estimada em aproximadamente 147 mil pessoas.

Crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com história de patologias crônicas, gestantes e as mulheres que deram a luz há no máximo 45 dias, fazem parte da população alvo escolhida pelo Ministério da Saúde para receber gratuitamente a vacina durante a Campanha. Além desses grupos, também serão vacinados os profissionais de saúde. Mesmo os usuários que já foram vacinados no ano passado devem receber mais uma dose, já que a composição da vacina muda a cada ano.

Para o atendimento, as pessoas que fazem parte dos grupos citados acima devem comparecer às Salas de Vacinação munidos de documento de identidade e comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem:

GRUPOS

Crianças de 06 meses até 4 anos

CARTÃO DE VACINAÇÃO

Pessoas com 60 anos e mais

IDENTIDADE

Trabalhadores de Saúde

IDENTIDADE PROFISSIONAL OU CRACHÁ

Gestantes

BASTA DECLARAR QUE ESTÁ GRÁVIDA

Puérperas (até 45 dias após o parto)

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO BEBÊ OU CARTÃO DO PRÉ-NATAL OU CARTÃO DE VACINAÇÃO DO BEBÊ

Pessoas com doenças crônicas

(a partir de 5 anos de idade)

SOLICITAÇÃO MÉDICA, COM INDICAÇÃO DA PATOLOGIA:

Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de Trissomias

Gripe - A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.