Servidores da Prefeitura participam do Dia de Bike ao Trabalho PDF Imprimir E-mail

bike08/05/2015 - Servidores da Prefeitura de Niterói participaram pela primeira vez do Dia de Bike ao Trabalho. Na manhã desta sexta-feira (8/5), o prefeito saiu de sua casa, em Santa Rosa, e foi de bicicleta até a sede da administração municipal, no Centro da cidade.

Acompanhado da secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, da coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, e do presidente da Neltur, Paulo Freitas, o prefeito percorreu ruas de Santa Rosa e Jardim Icaraí, como Vereador Duque Estrada, Santa Rosa, Domingues de Sá, Geraldo Martins e avenida Almirante Ary Parreiras.

Em seguida, entrou na ciclovia da Avenida Roberto Silveira, passou pelo Campo de São Bento, retornou para a Roberto Silveira e acessou a Avenida Marquês do Paraná. Por fim, passou pela Avenida Ernâni do Amaral Peixoto até chegar a sede da Prefeitura, na Rua Visconde de Sepetiba.

O chefe do Executivo municipal disse que a ação reflete a preocupação com a preservação do meio ambiente e da busca por um mundo mais sustentável.

"A consciência está crescente na cidade de o uso da bicicleta é mais saudavel e sustentável ainda mais em uma cidade como Niterói onde as distâncias são curtas. Essa gestão desde que assumiu está trabalhando dentro desta perspectiva, de criar condições para isso. As cidades brasileiras foram projetadas para carros, Niterói não foi diferente. Gradualmente estamos avançando e as pessoas se conscientizando. Em 2012, havia uma bicicleta para cada viagem de barca para o Rio, hojes são mais de 30. Esse dia de bike foi excelente. A ideia de ligar a ciclovia da Roberto Silveira com a Marquês do Paraná foi muito boa, as pessoas gostaram muito e os ciclistas ficaram mais seguros. Estamos aumentando o número de ciclovias na cidade. Nossa meta é chegar a 60 quilômetros até 2016", disse o prefeito.

Isabela Ledo afirmou que a ideia é que o projeto avance na cidade. Segundo ela, novas ações serão programadas ao longo do ano.

"O Dia de Bike ao Trabalho é  uma iniciativa nacional, mundial. É uma iniciativa com objetivo de melhorar a mobilidade urbana. Foi ótimo. As pessoas gostaram muito e temos agora que progredir", analisou.

Em Niterói o Dia de Bike ao Trabalho é uma iniciativa do Niterói de Bicicleta, programa da prefeitura que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. Para estimular a adesão de ciclistas, nesta sexta-feira a Avenida Marquês do Paraná ganhou uma ciclovia temporária - entre 7h e 11h - ciclofaixa bidirecional na pista sentido Centro-Icaraí. Entre 16h e 21h - ciclofaixa bidirecional na pista sentido Icaraí-Centro.

Uma tenda foi montada em frente ao prédio do Centro Administrativo da Prefeitura (Rua Visconde de Sepetiba, 987, Centro) para recepcionar os ciclistas com água e folders informativos. Os funcionários da prefeitura puderam estacionar as bicicletas no subsolo do prédio nesta sexta-feira.

Inspirado no “Bike to work day”, é um dia de incentivo e desafio tanto para as pessoas que queiram começar a pedalar quanto para organizações, empresas ou governos que queiram promover o uso da bicicleta como meio de transporte entre seus funcionários ou cidadãos. O primeiro realizado na história aconteceu em 1956, nos Estados Unidos.