Ambulantes de Icaraí e do Ingá recebem licenças de trabalho PDF Imprimir E-mail

Pesquisa informal da Secretaria de Ordem Pública mostrou que a padronização de barracas ajudou a melhorar vendas

ambulante

11/05/2015 - Ambulantes cadastrados que trabalham na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, e no bairro do Ingá, receberam na tarde desta segunda-feira (11-05) as licenças concedidas pela Secretaria de Ordem Pública de Niterói que confirmam a legalidade desses profissionais junto à prefeitura.

Durante a solenidade de entrega das autorizações, realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, os 108 vendedores participaram de uma pesquisa informal realizada pela secretaria sobre as melhorias obtidas após a padronização das barracas. No levantamento, 94,44 % dos entrevistados consideraram que a organização melhorou muito, e 68% garantiram que a melhora teve impacto positivo nas vendas.

Além disso, a pesquisa mostrou que 91,67% gostaram da aparência das barracas, 94,44% aprovam a atuação da Guarda Municipal, e 93% acharam importante a realização do cadastramento e recadastramento.

O processo de padronização começou em 2014. Todas as barracas obrigatoriamente têm que ser da cor laranja com padrão, local e tamanho definidos pela Prefeitura de Niterói.

Para conceder as licenças, a Secretaria de Ordem Pública cadastrou, analisou o perfil dos ambulantes, tempo em que trabalha na rua e adequação às normas exigidas.

“A padronização faz com que a cidade fique mais organizada e o ambiente de trabalho dos ambulantes fique mais bonito e consequentemente mais agradável também para quem passa pelo local. Todos os ambulantes  têm que estar apresentáveis em seu local de trabalho e manter as condições de organização e higiene. Nossos agentes continuam passando diariamente no local corrigindo possíveis falhas e orientando a organização,” explicou Marcus Jardim, secretário municipal de Ordem Pública.

Durante a entrega das licenças, a secretária Executiva Maria Célia Vasconcellos destacou a importância do poder público em dar apoio a esses profissionais e incentivou que busquem especialização como microempreendedores individuais.

“Nunca os ambulantes receberam um incentivo desta forma que lhes dê dignidade e oportunidade de trabalhar sem problemas com a prefeitura dentro de uma organização e ainda receberem o incentivo par se tornarem micro empresário. É um novo tempo na cidade”, disse Maria Célia
O trabalho realizado pela prefeitura nesses locais permitiu ainda que os ambulantes pagassem o Documento de Arrecadação Municipal (DARM), além de definir quantitativamente o número de comerciantes.

“Estamos aqui para apoia-los e ajuda-los a sair da informalidade. Demos passos importantes neste caminho” disse Fabiano Gonçalves secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O vendedor ambulante Elias da Silva Pereira, 30 anos, que comercializa bijouterias e acessórios, elogiou a iniciativa da prefeitura. “Trabalhar com autorização é muito bom. A Prefeitura de Niterói está de parabéns com relação  a isso. Estimula o comércio. Já trabalho há 10 anos na rua Gavião Peixoto e gostei muito de agora estar legalizado”,  disse Elias.

MERCADO POPULAR SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA (14.5).

Na próxima quinta-feira (14/05), será inaugurado o Mercado Popular do Largo da Batalha, O empreendimento contará  com 32 boxes e será inaugurado no próximo dia 14.

Os boxes com dois metros de comprimento e 1,4 m de largura. O local terá também espaço para venda de mercadorias e vai ocupar 270 metros quadrados.
Durante o processo de seleção, foi dada prioridade aos ambulantes que já trabalhavam no Largo da Batalha há muitos anos. Enquanto a obra estava sendo executada, o

s comerciantes receberam bolsas de incentivos de capacitação profissional tecnológica no valor de R$ 2,4 mil e participaram de cursos no Sebrae.
Também será disponibilizada, por meio de convênio da prefeitura com a AgeRio, uma linha de microcrédito para aqueles que queiram desenvolver o seu negócio. Haverá também uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento no local, tirando dúvidas e dando explicações.