Pavimentação e drenagem de ruas do Cafubá e Vale Feliz estarão concluídas em junho PDF Imprimir E-mail

bairro-melhor
12/05/2015
- As obras de pavimentação e drenagem no Cafubá, em Piratininga, e no Vale Feliz, no Engenho do Mato, todas na Região Oceânica, foram vistoriadas na manhã desta terça-feira (12/5).

Segundo o prefeito, a previsão é que as primeiras duas ruas do Cafubá, a das Gaivotas e 11, estejam concluídas no dia 15 de junho.

Todas as vias estão sendo feitas dentro do conceito do programa Bairro Melhor realizado exclusivamente com recursos municipais provisionados em 2014.
Os investimentos no bairro serão de R$ 35 milhões. Entre as outras ruas que receberão as obras no Cafubá estão a Luiz Erthal, Tenente Aviador Carneiro Filho, Francisco Cases, Demócrito da Cunha Silveira, Acácio Erthal, 420, Maestro Carlos de Souza, Promotor Fernando Fernandes, Dr. Godofredo Garcia Justo, Dr. Salomão Vergueiro da Cruz, Vereador Luiz Botelho, Osíris Pitanga e Valter Madeira.

No Vale Feliz, segundo o prefeito, a previsão é que as 11 ruas contempladas com o programa Bairro Novo, uma parceria entre a Prefeitura e o governo estadual, fiquem prontas em junho. O investimento no local é de R$ 8,5 milhões. O chefe do Executivo municipal acompanhou os trabalhos na Rua Professora Helenice Coutinho Tebet (antiga rua 63).

Outras ruas que estão recebendo as intervenções são 66 (Cedro Rosa); das Aroeiras (antiga Rua 74); Jacarandás (antiga Rua 65); 64 (Peroba do Campo), dos Angicos, Guajuvira, Edvaldo Oliveira (antiga Rua 58), das Colinas e dos Jequitibás (antiga Rua 50)

O prefeito afirmou que a Região Oceânica está superando décadas de abandono.

"A atual gestão da Prefeitura realizou nos últimos 20 meses mais obras de drenagem e pavimentação do que nos últimos 20 anos. Por meio de parceria com o Estado, modificamos completamente a qualidade urbana da região do bairro Peixoto, de Piratininga, de grande parte do Maravista. E agora, no mês de junho, vamos concluir o Vale Feliz e as primeiras duas ruas do Cafubá. Essas obras não são apenas de pavimentação, são também de infraestrutura, drenagem e urbanização. Elas trazem qualidade aos bairros da Região Oceânica e melhora a qualidade de vida das pessoas que durante décadas conviveram com a falta de infraestrutura e investimentos do poder público. Vamos iniciar no segundo semestre a Fazendinha e também o bairro Santo Antônio que receberá um grande investimento de macrodrenagem a partir de estudos que realizamos no ano de 2014. Essa região convive há décadas com inundações e enchentes", destacou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que até 2016 a Prefeitura estará investindo, com recursos próprios e parcerias com os governos federal e estadual, cerca de R$ 200 milhões na Região Oceânica em infraestrutura, drenagem e pavimentação. E citou outras realizações da municipalidade na área como a construção de escolas, do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), recuperação de unidades de saúde (como a Mário Monteiro) e a construção do túnel Charitas-Cafubá, que integra a TransOceânica.

"A Região Oceânica é uma das regiões mais bonitas do Rio de Janeiro e é inconcebível que tenha ficado abandonada tanto tempo nas administrações passadas. Nos estamos virando essa página do abandono e da ausência do poder público nesse curto período de tempo. Apesar da crise financeira do governo estadual e de diversas prefeituras, nós fizemos o dever de casa e preparamos a Prefeitura de Niterói para alavancar investimentos que a cidade a tanto tempo esperava. Nosso cronograma de investimento de obras esta sendo cumprido conforme o planejamento", explicou.
Acompanharam o prefeito na vistoria, os secretários municipais de Obras, Domício Mascarenhas, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, o administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, e os vereadores Bira Marques e Vítor Júnior.