Prefeitura celebra dia Nacional da Luta Antimanicomial PDF Imprimir E-mail

O músico e ex morador de rua Wigberto Rodrigues participou da comemoração

wigg

19/05/2015 - A Prefeitura de Niterói iniciou terça-feira (18/5) a celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial com um Sarau realizado na Unidade Transitória para Atenção Psicossocial / Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

O evento contou com a participação de usuários, familiares e profissionais da rede de Saúde Mental do município, totalizando cerca de 80 pessoas. Segundo o médico psiquiatra, Maurício Junqueira, a ideia central é aceitar as diferenças entre as pessoas.

“Esse é o dia em que comemoramos um trabalho realizado ao longo de muito tempo com o objetivo de desconstruir a maneira discriminatória de tratar as pessoas com saúde mental”, afirma o médico.

O usuário da rede, Adilson Velasco Souza, falou sobre a iniciativa. “É importante descaracterizar a ideia de que temos que viver isolado, esses eventos são importantes para recolocar os pacientes na sociedade”, declarou.

No inicio da noite a comemoração aconteceu no Teatro da UFF com apresentação de um show com Wigberto Rodrigues ao lado do secretário de Cultura, Arthur Maia. O evento seguiu com apresentação de peça teatral e mais músicas.

O psicólogo da rede de Saúde Mental, Leonardo Almeida, falou sobre a recuperação do Wigberto. “Com apenas um ensaio ele tocou muito bem e esse é um efeito dos cuidados da saúde, ele teve um grande avanço, não só pela resposta medicamentosa, mas pela oferta do tratamento com a música”, declarou.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, participou da celebração e destacou a importância de lembrar a data da Luta Antimanicomial. “O dia 18 de maio é a data de lembrar a reforma antianicomial, particularmente em Niterói, que tem uma tradição de cuidado em Saúde Mental muito importante para esses pacientes, que luta para que eles sejam inseridos na sociedade. O atual governo está investindo no fortalecimento das unidades para que o tratamento da saúde mental seja de socialização”, disse Solange.

19/05, terça-feira:
13h: Campo de futebol do Largo da Batalha Torneio de futsal “União da Rede” 20/05, quarta-feira:
15h: Jardim São João / Centro Teatro de Rua Atividades Coletivas de teatro e de sensibilização corporal 21/05, quinta-feira:
15h: Teatro Popular Oscar Niemeyer Exposição de fotos e textos Oficina de brincadeiras DJ Matheus Marins Projeção de Imagens 19h: Roda de samba.