Projeto da Defesa Civil de Niterói fica entre os 10 melhores trabalhos apresentados em congresso na Holanda PDF Imprimir E-mail

defesa-civil20/05/2015 - O projeto da instalação de Núcleos da Defesa Civil nas Comunidades (NUDECs) da Prefeitura de Niterói foi reconhecido como os 10 melhores trabalhos – entre outros 373 – apresentados durante o XVI Congresso Europeu de Trauma e Cirurgias, realizado entre dias 10 e 12 de maio, em Amsterdã/Holanda.

Niterói apresentou o trabalho intitulado ‘A importância dos voluntários em ações de Preparo, Prevenção e Resposta a Desastres Naturais – Um Estudo de Caso dos NUDEC’s do Município de Niterói’, pelo agente da Defesa Civil de Niterói Estevão Escudeiro, e destacou a relevância no cenário de busca e manutenção da resiliência.

“A Defesa Civil saiu de uma realidade trágica, da época das chuvas de 2010, que assolou a cidade com a chamada Tragédia do Bumba, e está dando um salto de qualidade no atendimento à população para prevenção de acidentes, cujas ações têm uma repercussão nacional e internacional positivas”, declarou o vice-prefeito, Axel Grael.

Os NUDECs são formados por grupos de voluntários de comunidades que apresentem riscos. Desde dezembro de 2013, a Defesa Civil de Niterói formou 24 núcleos, capacitando os voluntários em Primeiros-Socorros, Prevenção e Combate a Incêndio e Acidentes Domésticos, Meio Ambiente, Meteorologia, Análise de Risco Estrutural e Geológico, e Política e Gestão do Serviço Voluntário.

NUDEC é o principal elo do Sistema de Proteção e Defesa Civil. É o voluntário que tem a capacidade de multiplicar as informações acerca de ações preventivas e é o primeiro a chegar ao local de um eventual desastre e iniciar o socorro, além de acionar a Defesa Civil e os demais órgãos de resposta.

Qualquer cidadão que desejar formar um NUDEC em sua comunidade e auxiliar a Defesa Civil a garantir a proteção de seus vizinhos, amigos e familiares, entre em contato pelo telefone 2717-2631 ou 2620-0199 (Diretoria de Minimização de Desastres), ou cadastre-se no site:www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br.