Projeto de gestão pública colaborativa do Colab.re da Prefeitura de Niterói disputa indicação ao OGP Awards PDF Imprimir E-mail

22/05/2015 - O projeto de gestão pública colaborativa no ambiente digital  da rede social Colab.re em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, no Rio de
Janeiro, disputa indicação brasileira para o Open Government Awards. O prêmio internacional anual reconhece a excelência de projetos desenvolvidos por países e organizações da sociedade civil integrantes da Parceria para Governo Aberto ou OGP (Do inglês Open Government Partnership).

O projeto niteroiense concorre com outras cinco iniciativas do País ao OGA, que neste ano tem como tema Melhoria nos Serviços Públicos por meio de Governo Aberto. Por se tratar de participação social, a própria sociedade civil é quem escolhe o projeto brasileiro que será apresentado à OGP Internacional. A votação pode ser feita pelo site do prêmio até o próximo domingo (24).

O representante brasileiro deverá ser uma iniciativa inovadora de engajamento cidadão que apresente resultados concretos para a melhoria da prestação de serviços públicos do país. Outros critérios adotados para a escolha são o acesso que a população tem sobre planejamento, desempenho e monitoramento dos serviços prestados pelo governo.

Aberto e transparente
O Colab.re é uma ferramenta de governo aberto que permite o cidadão fiscalizar, avaliar e propor melhorias de serviços e instituições públicas. As demandas geradas são monitoradas em tempo real pela Prefeitura Municipal de Niterói, que se encarrega de dar uma solução para cada caso. Todo esse processo é transparente, podendo ser apoiado e comentado por qualquer usuário na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS.

A plataforma oferece ferramenta de consulta online para apoio à tomada de decisão e formulação de políticas públicas e melhoria dos serviços, bem como, por ser uma
iniciativa totalmente online, apresenta uma inovação tecnológica.Implementado há menos de um ano, a Prefeitura solucionou 940 demandas pelo aplicativo em áreas como reparo na iluminação pública e manutenção de asfalto.

O projeto já soma mais de 220 fiscalizações atendidas por concessionárias prestadoras de serviço ao munícipio, como água e esgoto. A Prefeitura realiza ações de trânsito nos bairros e ruas apontados pelos usuários. Em todo o Brasil, a rede social soma 100 mil usuários e já recebeu mais de 15 mil fiscalizações, cujo índice de solução dos casos é de 70% nas 70 cidades parceiras, como Curitiba (PR), Santos e Guarujá (SP).

O Colab.re foi fundado em 2013 por quatro jovens empreendedores em Recife (PE). A ferramenta conta com a participação de movimentos sociais, que contribuem para a visão  de mobilização; urbanistas, que ajudam no entendimento do planejamento das cidades; jornalistas e relações públicas, que auxiliam na visão de transparência e comunicação; entre outros atores.

OGP
Surgida em 2011, a Parceria para Governo Aberto (OGP) difunde e incentiva globalmente práticas que se comprometem a adotar medidas de fortalecimento da transparência das informações e atos governamentais, combate à corrupção, fomento à participação cidadã, gestão mais efetiva dos recursos públicos e aumento da integridade nos setores público e  privado.

SOBRE O COLAB.RE

O Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas. É o canal de relacionamento em tempo real oficial de mais de 65 cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Teresina (PI), além de órgãos como a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e o INCRA.

A ferramenta foi eleita um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o melhor aplicativo urbano do mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a soluções urbanas. O Colab.re tem 100 mil usuários cadastrados e está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS.