Prefeitura de Niterói apresenta experiências de boas práticas de gestão pública em congresso em Brasília PDF Imprimir E-mail

29/05/2015
- A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG), participou do VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública 2015, considerado o maior evento de gestão pública do país. Realizado em Brasília (DF), o Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) dividiu as propostas em trabalhos individuais e painéis. No quesito painel, a proposta inscrita pela SEPLAG foi classificada na área temática Governança, Participação e Controle Social e abordará o tema ´´A coordenação de estratégias inovadoras para a melhoria da gestão pública no município de Niterói´´. O rol das iniciativas é abordado a partir da visão dos gestores, técnicos e parceiros envolvidos em sua elaboração, implementação e monitoramento.

A mesa exclusiva de Niterói desenvolveu o tema através de debate sobre as estratégias elegidas para as inovações implementadas a partir de 2013 pela Prefeitura de Niterói com o objetivo de aprimorar a gestão pública do município. O assunto aborda a construção paulatina da cultura de planejamento na Prefeitura, desde o “Plano de 100 dias” durante a transição, passando pelo monitoramento das metas anuais junto às Secretarias/Órgãos e pelo Plano Estratégico “Niterói que Queremos”, desenvolvido a curto, médio e longo prazos, com metas a serem cumpridas em 20 anos e elaborado de forma participativa. Também foi apresentado o processo de implantação do software livre de modernização da gestão, o e-Cidade, levantando os principais desafios e resultados enfrentados. Por fim, foi desenvolvida uma discussão a respeito das experiências na eficiência da gestão no município de Niterói, diante da escassez de recursos, mostrando as estratégias utilizadas para a celebração de parcerias com a iniciativa privada, o Governo do Estado e o BNDES.

Segundo a Secretária de Planejamento, Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer, os esforços de modernização da gestão implementados desde o início de 2013 estão sendo reconhecidos.
"A participação de Niterói no Congresso CONSAD 2015 é reflexo das ações que vem sendo implementadas desde no início da gestão do prefeito. Sempre existiu a preocupação no desenvolvimento da cultura de planejamento e das parcerias fundamentais para modernizar nosso trabalho. Estar no maior evento de gestão pública do Brasil como case de sucesso nos dá muito orgulho. E ainda temos muito trabalho pela frente!" disse Giovanna.

Durante os três dias do Congresso Consad (26 a 28 de maio) foram  expostos mais três trabalhos de iniciativas da Prefeitura de Niterói, dentre eles: “Gestão da informação para o fortalecimento e eficiência da ação governamental no município de Niterói” e “Parcerias e oportunidades para a viabilização de projetos voltados à melhoria da gestão em contexto local e o caso de Niterói” e "Reforma gerencial na gestão pública contemporânea: desafio para os municípios brasileiros."

images/stories/2015/maio/consad.jpg