Prefeitura participa de reunião da Câmara Metropolitana de Integração Governamental no Palácio Guanabara PDF Imprimir E-mail

30/05/2015 - O prefeito de Niterói participou de encontro com o governador Luiz Fernando Pezão, na tarde desta sexta-feira (29.5), que reuniu prefeitos dos municípios da Região Metropolitana do estado, no Palácio Guanabara.

A pauta da reunião foi a apresentação do projeto de lei que cria a Câmara Metropolitana de Integração Governamental para que os prefeitos possam dar sugestões antes que o documento siga para votação na Assembléia Legislativa do Estado (Alerj).

A apresentação foi feita pelo secretário Vicente Loureiro, que comanda a Câmara Metropolitana. Entre as funções públicas propostas pelo futuro órgão estão o ordenamento metropolitano, saneamento básico, mobilidade urbana metropolitana, enfrentamento dos efeitos adversos das mudanças climáticas, obras e serviços de comunicação digital. A Câmara, que será representada pelos 21 municípios da Região Metropolitana, terá como eixos de atuação as áreas de mobilidade, habitação, saneamento, meio ambiente, saúde, entre outras.

O governador destacou a importância da criação do órgão. "Uma governança efetiva na Região Metropolitana exige a criação desse órgão. Estamos promovendo esse encontro para que vocês possam conhecer o projeto de lei, dar opinião e tirar dúvidas antes que seja enviado para a Alerj", disse Pezão.

O prefeito afirmou que é um entusiasta da integração metropolitana. "Niterói provavelmente tem o maior fluxo populacional entre cidades do estado e o segundo do país. Nosso município tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Rio por isso entendo que esses índices só serão sustentáveis a longo prazo se a Câmara não viabilizar ações de desenvolvimento mais equilibrado e ordenado na Região Metropolitana", explicou o prefeito.