Seop define o número de ambulantes que vão trabalhar no Centro PDF Imprimir E-mail

centro
03/06/2015
- A Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) definiu esta semana que 331 ambulantes serão contemplados com licenças para trabalharem em quatro importantes vias comerciais do centro da cidade: ruas Visconde de Itaboraí, Coronel Gomes Machado, São Pedro e São João .

Ao todo, foram 549 requerimentos solicitados durante cadastramento realizado pelo órgão. Após uma criteriosa pesquisa social e análise documental,  331 (60%) dos ambulantes foram aprovados e já estão sendo recolocados e ordenados.

Junto com o disciplinamento do comércio ambulantes, a Seop está realizando um choque de ordem nesses locais ordenando também o comércio regular e nos próximos dias com a parceria de diversas secretarias serão feitos reparos e limpeza desses logradouros.

Dos requerimentos atendidos 35,7% foram para a Coronel Gomes Machado; 32,78% para a Rua Visconde de Uruguai; 21,85% para a rua São Pedro e 9,28% na Rua São João.

Todo o trabalho está sendo feito pela Guarda Municipal, agentes da Seop e Departamento de Fiscalização de Posturas. Na última semana,  as equipes iniciaram o processo de ordenamento retirando os ambulantes que ficavam na esquina da Avenida Amaral Peixoto ocupando boa parte da calçada e impedindo o trânsito livre de pedestres. Esses profissionais já foram recolocados e instalados ao longo das ruas.

Todos os contemplados com a licença estão recebendo orientação sobre o local certo que devem ficar, e deverão obedecer a medida correta das barracas que são na cor laranja, padrão estabelecido em todas as barracas do comércio ambulante na cidade.

Nos próximos dias, as ações continuarão incluindo também a participação da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Serão feitos reparos em buracos, limpeza, revisão de iluminação pública e de fios utilizados como gambiarras nos postes, lavagem de ruas dentre outros serviços.

“ É a primeira vez que o centro da cidade recebe um choque de ordem neste sentido com padronização de barracas e presença de serviços públicos. É a primeira vez em muitos anos e na história desta cidade, que um Prefeito se dispõe a organizar realmente o Centro da cidade. O local sempre teve muitos problemas. Ao longo de décadas se estabeleceu um comércio irregular que cresceu muito nas ruas. Fomos fazendo a padronização aos poucos em locais como Ingá e Icaraí e agora chegou a vez do centro. É uma necessidade e reivindicação antiga da população. Em frente à Clínica Silvio Picanço era difícil até mesmo as pessoas passarem. Fomos criteriosos na concessão de licenças e procuramos ser justos e dar oportunidade, mas também temos que ordenar esse espaço ” explicou Marcus Jardim, secretario de Ordem Pública de Niterói.

O secretário explicou ainda, que durante todas as etapas do ordenamento, as equipes também estão tendo o cuidado de manter as calçadas com espaço adequado para a circulação de pedestres, carrinhos de crianças e deficientes.

Para isso, o Departamento de Fiscalização de Posturas também está notificando comerciantes que colocam bancas nas calçadas atrapalhando a circulação de pessoas. Outro ponto importante é que a distribuição das barracas está sendo feita de maneira que não ocorra conflitos na oferta de produtos por parte de ambulantes da mesma natureza dos oferecidos pelos lojistas.

“ Com esse cadastramento foi possível dar oportunidade de trabalho a mais de 100 pessoas que viviam no "perde e ganha", fazendo justiça e assegurando aos que já trabalhavam nas ruas o ingresso na formalidade. Foi muito importante também trabalharmos essa questão social. Conseguimos incluir pessoas como algumas septuagenárias e até mesmo octogenárias, doentes com câncer, tanta gente em condições de quase miserabilidade e diversos deficientes físicos que nunca tiveram licença antes” por isso também fomos tão criteriososs", explica Marcus Jardim, lembrando que o processo de ordenamento continuará até  que a área esteja toda padronizada e ordenada.