Seop dará início a Operação Guarda Aprendiz com treinamento de novos guardas municipais nas ruas PDF Imprimir E-mail
treinamento03/06/2015 - A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Niterói (Seop) dará inicio nesta sexta-feira (5/6) a Operação Guarda Aprendiz. Será o primeiro dia de treinamento prático nas ruas, dos 74 novos guardas municipais que foram aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura em 2014. Esta é a segunda turma a participar das aulas preparatórias.

Antes de dar início a operação e como forma de mostrar a logística do trabalho e o tipo de atitude que os novos guardas terão que ter diante de inúmeras situações, o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim. ministrou uma aula teórica no auditório do Teatro Popular no Caminho Niemeyer e percorreu diversas ruas do Centro da cidade com os alunos.

”Vamos andar pelas ruas para que vocês comecem a se familiarizar com o que terão pela frente nos próximos dias e durante a carreira de vocês”. O guarda tem que estar bem uniformizado, ter ética e saber como fazer as abordagens. Esse ponto está passando por um processo de ordenamento. A cidade terá outra cara. disse o secretário para os alunos referindo-se ao ordenamento do Centro da cidade.

A turma percorreu as ruas Visconde do Rio Branco, XV de Novembro, Almirante Tefé, Visconde de Itaboraí, São Pedro, entre outras.

Durante a Operação “Guarda Aprendiz” Eles passarão a dar apoio a diversas ações dos guardas antigos como patrulhamento ostensivo de trânsito voltado para orientação, repressão, proteção e apoio a fiscalizações de rua em bairros como Centro da cidade e Icaraí

Ao todo 150 dos 350 aprovados já foram convocados e a previsão e que até final de 2016 todos sejam convocados. Com essa convocação a Guarda Municipal de Niterói passará de 375 guardas para 475 em menos de um ano.

Além das aulas práticas, os guardas também estão sendo orientados em disciplinas com abordagens voltadas para saúde pública e comunitária, medição de conflitos, legislação, primeira socorros e meio ambiente. Entre outros temas, também o uso e aplicação correta de armas não letais.