Niterói é o primeiro município do Rio de Janeiro a realizar a coleta seletiva do isopor PDF Imprimir E-mail

Até o momento 500 kg já foram recuperados

08/06/2015 - O município de Niterói, através de uma iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói – CLIN, é o primeiro no Estado do Rio de Janeiro a realizar a coleta seletiva do poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor. Até o momento já foram devolvidos à indústria 500 kg do produto.

Segundo a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido ( ABRAPEX),  são consumidos, anualmente,  cerca de 2,95 milhões de toneladas de isopor em todo o mundo. No Brasil, o consumo é de 45  mil toneladas. O que nem todos estes consumidores sabem é que o material descartado irregularmente demora cerca de 150 anos para ser totalmente degradado e tão pouco que ele é 100% reciclável.

A prática da reciclagem do poliestireno expandido não é tão comum em todas as cidades por ser um material extremamente leve e que ocupa um espaço significativo, o que corrobora para seu baixo preço de venda. Isso faz com que não seja uma opção viável para catadores e cooperativas. Por este motivo, a CLIN deu início ao projeto de logística reversa, que se trata da devolução do produto à indústria, para que a mesma se responsabilize pela reciclagem do material. Este isopor devolvido volta à condição de matéria prima e é novamente inserido no mercado.

“Iniciamos este projeto no fim do ano passado e até o momento já recolhemos 500 kg de isopor. Parece pouco, mas não é, tendo em vista que é um material muito leve. Esperamos poder contar com a população para aumentarmos este volume. Afinal de contas, reciclar é preservar o meio ambiente”,  alerta Cláudia Neves, Presidente da CLIN.

A cidade de Niterói conta com seis postos de entrega voluntária de isopor: na Sede da CLIN (Rua Indígena, 72, São Lourenço), no 2° Distrito de Limpeza da Companhia (Rua João Brasil, s/nº, em frente à Policlínica, Engenhoca, no 4° Distrito de Limpeza da Companhia (Rua Irineu Marinho, nº 466, esquina com Avenida Ary Parreiras, Icaraí), no 7° Distrito de Limpeza da Companhia (Rua Leonor da Glória, s/nº, Largo da Batalha), no 9° Distrito de Limpeza da Companhia (Avenida Raul de Oliveira Rodrigues , s/n, Cafubá) e no  11° Distrito de Limpeza da Companhia( Rua O, s/n, ao lado da estação de tratamento de esgoto, Itaipu).

A bióloga da Companhia de Limpeza de Niterói, Silvia Pires ressalta a importância da coleta seletiva do material.

“O EPS gera um impacto grande na natureza, pois não se decompõe ou desintegra com facilidade, por isso, a sensibilização da população é fundamental, pois a praticidade de hoje pode gerar o prejuízo ambiental de amanhã. É preciso reciclar e esperamos poder contar com o apoio de todos os munícipes".