Grupo Executivo de Gestão Metropolitana do Estado visita Niterói para conhecer experiência de sucesso na implantação do sistema e-Cidade PDF Imprimir E-mail

10/06/2015 - A Prefeitura de Niterói, através da SEPLAG, recebeu nesta quarta-feira (10.06) a visita da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, com representantes do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana do Estado. A equipe veio dialogar e conhecer a experiência de Niterói na implantação do sistema e-Cidade, software que centraliza as informações sobre os processos municipais, garante a segurança dos dados, da transparência, da melhoria na gestão fiscal e possibilita uma maior facilidade de consulta às informações de processos administrativos.

A equipe técnica do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana procurou a SEPLAG Niterói para conhecer o processo de implantação do e-Cidade e buscar subsídios na experiência do município para o projeto de criação de um sistema de informações integrado de dados nos órgãos da região metropolitana, a fim de melhorar a tomada de decisões.

Segundo Carmen Lúcia Petraglia, Coordenadora Especial do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana, Niterói é destaque por estar em primeiro lugar no ranking de transparência estadual e é referência no sistema de integração municipal.

“Através desta troca será possível coletar a experiência de Niterói para estudarmos como desenvolver a integração do sistema no Estado, sempre em busca do melhor resultado” disse Carmen.

De acordo com Andrea Mayer, Subsecretária de Modernização da Gestão de Niterói, o trabalho de implantação do e-Cidade, desenvolvido em dois anos e meio, já é uma realidade que aponta resultados e por isso tem sido referência positiva para diversos órgãos.

“A implantação do sistema permite ao gestor, hoje, ter um entendimento melhor e em tempo real sobre a gestão orçamentária, financeira, os processos e aquisições do município como um todo. Em dois anos e meio, o cenário já permite, através de relatórios produzidos pelo sistema, tomar decisões com mais fundamentos e bases e possibilita a integração. Além do fato de o cidadão poder dialogar diretamente com a prefeitura, o que promove agilidade e forte impacto positivo. Apresentar nosso trabalho ao Grupo Executivo de Gestão Metropolitana é ter ainda mais certeza de que estamos no caminho certo para uma administração moderna e eficiente.” Finalizou Andrea.

A implantação do software e-cidade na Prefeitura Municipal de Niterói iniciou-se no primeiro semestre de 2014 e, atualmente, está em processo de conclusão. A previsão é que todos os módulos do sistema estejam completamente implantados no âmbito municipal até o segundo semestre de 2015.