Prefeitura entrega quatro escolas reformadas PDF Imprimir E-mail

Nesta sexta-feira (12.6) será entregue a Unidade Municipal de Educação Infantil Olga Benário, no Engenho do Mato

11/06/2015 - A Prefeitura de Niterói anunciou a conclusão de mais uma etapa do programa de expansão e reforma de escolas da rede municipal. Ao longo deste mês estão previstas a entrega de quatro obras que vão beneficiar várias comunidades de Niterói. São elas: a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Olga Benário, no Engenho do Mato, que será entregue nesta sexta-feira (12.6), 15h30; a Umei Antônio Vieira, no Morro do Estado, além das escolas municipais Júlia Cortines (Icaraí) e Tiradentes (Tenente Jardim).

As reformas da UMEIs estão previstas no programa Mais Infância, lançado pelo prefeito Rodrigo Neves,em 2013, e que tem por objetivo aumentar o número de vagas além de  requalificar o ensino infantil na rede municipal. O programa, que conta com a parceria do governo federal através do programa Brasil Carinhoso, atua em quatro vertentes: construção de novas unidades, municipalização de escolas estaduais, reforma e ampliação das unidades existentes e incorporação gradativa de creches comunitárias.

Em relação às escolas municipais, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação de Educação de Niterói, também está desenvolvendo um projeto que prevê e melhoria das condições de todas as unidades que fazem parte da rede municipal, incluindo a reforma e ampliação dos prédios escolares.

A Umei Olga Benário, além da pintura, ganhou novas salas de aula, sala de professores e banheiros, sala multimeios, secretaria e sala da direção.

No sábado,(13.6), será a vez da entrega  da Escola Municipal Tiradentes, situada na comunidade de Tenente Jardim, na Zona Norte da cidade, que passará a contar com uma quadra ampliada e coberta, além de vestiários.

No dia 17 deste mês, os moradores da comunidade do Morro do Estado receberão a Umei Antônio Vieira.  A unidade escolar ganhou um berçário, refeitório e banheiros totalmente adaptados para crianças.

Encerrando a programação, no dia 23 de junho, será a vez da Escola Municipal Júlia Cortines, em Icaraí. Com a ampliação, a unidade passará a atender 196 alunos. Foram realizados serviços de pintura, reforma e climatização de salas de aula, aumento da capacidade elétrica e a construção de uma nova cisterna.

Também foram construídas sete novas salas de aula, laboratórios de Informática e Ciências, Biblioteca, Sala de Recursos, vestiário, sala de professores, auditório com capacidade para 80 lugares, quadra coberta, colocação de piso em todo o pátio no entorno da escola e construção de um pátio coberto para atividades lúdicas.

“Além das novas escolas construídas e inauguradas nos dois últimos anos, desenvolvemos, em 2015, uma intensa agenda de obras de reforma e ampliação das unidades escolares. O objetivo é proporcionar as condições adequadas para a realização do trabalho pedagógico em toda a rede municipal. O nosso compromisso é investir numa educação de qualidade",  explica a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros.

Já para o presidente da FME, professor José Henrique Antunes "o padrão de qualidade das obras que estão sendo entregues à comunidade escolar, reafirma o compromisso do Governo em garantir uma educação inclusiva, tecnologicamente adequada para o desenvolvimento dos nossos alunos e principalmente, condições de segurança para o trabalho dos nossos profissionais".

A cerimônia de entrega da Umei Olga Benário será às 15h30 desta sexta-feira (12.6). A unidade fica na Praça Irene Matos, s/nº, Engenho do Mato.