Prefeitura publica decreto dando o nome de Luís Antônio Pimentel ao túnel Charitas-Cafubá PDF Imprimir E-mail

11/06/2015 - O Diário Oficial do Município de Niterói publica nesta sexta-feira (12.6) decreto do prefeito dando o nome do poeta, professor, jornalista e memorialista Luís Antônio Pimentel, falecido em maio, ao túnel que ligará Charitas a Piratininga. O túnel integra a TransOceânica, e terá sua construção iniciada no fim deste mês.

Nascido em Miracema, a família de Pimentel mudou-se para Niterói quando ele tinha 2 anos de idade. Na década de 80, ele comandou a luta pela implosão do esqueleto de 13 andares onde seria instalado o Palácio da Justiça em Niterói, onde atualmente existe a Praça da República, com suas características originais.

O decreto também destaca a trajetória de Pimentel como jornalista, iniciada em 1935 na extinta Gazeta de Notícias. Atualmente ele escrevia para o jornal A Tribuna.

Como escritor, Pimentel escreveu 15 livros, entre eles "Contos do Velho Nipon", "Tankas e Haicais" e "Cem Haicais Eróticos e um Soneto Nipônico". Suas obras encontram-se reunidas em três volumes, publicados pela Editora Niterói Livros.

Pimentel também foi sócio-fundador da Sociedade Fluminense de Fotografia, tendo sido ainda membro da Academia Fluminense de Letras, Academia Niteroiense de Letras e presidente de honra do Grupo Mônaco de Cultura