Prefeitura inaugura obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Tiradentes, em Tenente Jardim PDF Imprimir E-mail

tenente-jardim13/06/2015 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã deste sábado (13/06) as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Tiradentes, no bairro de Tenente Jardim, na Zona Norte da cidade.

A instituição ganhou uma nova quadra esportiva com cobertura, banheiro, vestiário, rampa de acessibilidade, climatização, pintura, houve revisão de telhado e instalação de um novo, almoxarifados, troca do piso, prateleiras de madeira foram trocadas por de granito, a cozinha foi remodelada, entre outros benefícios.

Além disso, o colégio recebeu também quatro netbooks com internet que servirão para estimular a leitura digital dos alunos. Com mais de 40 anos de fundação, a Escola Tiradentes possui 452 alunos de Educação  Infantil e Ensino Fundamental.

O prefeito destacou a importância da iniciativa para a cidade e que a área educacional tem sido uma prioridade da atual administração. Nestes dois anos e meio de governo, 16 novas escolas foram inauguradas.

"Como prefeito e gestor do município, uma das melhores coisas é vir a uma escola inaugurar obra e ampliação. Isso é o futuro da cidade. A educação é a ferramenta mais poderosa para promover a prevenção à violência e redução da desigualdade. A educação de Niterói já é uma referência no Estado. Em dois anos, já inauguramos 16 escolas. Quando assumimos o governo eram 3.200 professores, hoje são 5.000. Fizemos o plano de cargos e salários para os profissionais e, até 2016, estaremos investindo R$ 100 milhões na valorização dele. Escola nao se faz só com merenda e prédio mas também com professor valorizado e reconhecido", afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que, além das 16 escolas inauguradas, outras 43 já passaram por reforma nestes dois anos.

"Com essa reforma e ampliação, estamos conseguindo com muito esforço, trabalho e planejamento avançar na agenda educacional da cidade. Além da preocupação da construção de novas escolas, temos também a preocupação especial em reformar e melhorar as condições de trabalho das unidades já existentes. Temos responsabilidade com a população de Niterói, isso que nos move, nos motiva. Estou muito feliz. A escola ganhou quadra nova, espaços reformados. Tudo isso foi feito para as famílias, alunos e profissionais que nela trabalham", salientou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, destacou a participação dos pais no processo.

"A presença dos pais nesta inauguração é um sintoma importante para a escola. É o grande barato que precisamos construir: o diálogo com os pais e responsáveis. Além dos equipamentos que a escola está recebendo, ela está ganhando também netbooks com Internet. A obra é muito importante, traz conforto, é melhor para a aprendizagem. Sabemos muito bem o que representa uma escola pública para as famílias de Niterói. Vamos continuar cuidando das nossas escolas", afirmou.

Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Jamille Barroso, agradeceu a Prefeitura pelos investimentos.

"Todos os alunos estão muito gratos pelo presente que recebemos. A reforma da nossa escola e a construção da quadra que sempre foi necessidade e pedido de todos", disse.

Ex-aluno da escola e hoje estudante de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Osmany Ferreira Dutra, de 23 anos, fez questão de prestigiar a inauguração da obra.

"Estudei aqui na terceira e quarta série do ensino fundamental. A fase que passei aqui contribuiu muito para que eu alcançasse meus objetivos. A obra está muito legal, tudo que a escola está precisando, está recebendo", disse.

Participaram também da inauguração os secretários municipais de Meio-Ambiente,  Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback, Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, Participação Social, Anderson Pipico, além de vereadores e lideranças comunitárias da região.

Outras escolas também estão recebendo reformas. Na última sexta-feira, foram inauguradas as intervenções na UMEI (Unidade de Educação Infantil), Olga Benário, no Engenho do Mato, na Região Oceânica. Está prevista para as próximas semanas a entrega de obras na Escola Municipal Júlia Cortines, em Icaraí, na Zona Sul e na UMEI Antônio Vieira, no Morro do Estado, no Centro.