Programa Niterói de Bicicleta lança campanha de Educação no Trânsito PDF Imprimir E-mail

niteroi-bicicleta
17/06/2015
- A Prefeitura de Niterói, por intermédio do programa Niterói de Bicicleta, anunciou na manhã desta quarta-feira (17/6) uma campanha publicitária de Educação no Trânsito. O evento ocorreu no MAC (Museu de Arte Contemporânea).

campanha será iniciada no dia 24, vai durar dois meses, e terá mensagens divulgadas na mídia impressa, internet (redes sociais e site da Prefeitura) como também em rádios. O objetivo é melhorar a relação entre as principais formas de locomoção da cidade, seja pelas pessoas que andam a pé, de carro, ônibus e de bicicleta.

O conteúdo dela  foi elaborado pelo Grupo de Trabalho organizado pelo programa Niterói de Bicicleta em conjunto com representantes dos principais grupos de ciclistas da cidade e com as secretarias envolvidas no projeto cicloviário de Niterói.

O principal mote da campanha será "O trânsito é feito de pessoas como você", reforçando a ideia de que cada um tem a sua responsabilidade e regras a serem cumpridas e que os mais frágeis no trânsito precisam ser protegidos pelos órgãos fiscalizadores e campanhas educacionais.

Na mídia impressa, a campanha terá dois personagens, um masculino e um feminino. Será destacada a frase "O trânsito é feito de pessoas como você".

campanha também será divulgada nos totens espalhados pela cidade, que ficam próximos dos pontos de ônibus. Serão destacadas várias frases como "Ciclista respeite o pedestre", "O pedestre tem sempre prioridade", "Motorista compartilhe a via", "Mantenha 1,5 m do ciclista", entre outras.

Na internet, a campanha terá destaque na página oficial da Prefeitura e também no Facebook do Niterói de Bicicleta. A ideia é compartilhar os posts para atrair mais gente. Haverá também spots em rádios com audiência na cidade.

O prefeito afirmou que um dos objetivos da campanha é consolidar Niterói como uma cidade amiga da bicicleta.

"Estamos trabalhando em um esforço muito grande de consolidação de Niterói como uma cidade amiga da bicicleta. É um esforço que envolve várias áreas da administração e a sociedade civil. Avançamos muito já tanto do ponto de vista da infraestrutura como da participação da sociedade. Em conversa com a CCR Barcas, verificamos que, antes do programa Niterói de Bicicleta", tínhamos em média uma bicicleta por viagem, agora são mais de 30. Isso reflete a mobilização da sociedade e uma consciência crescente de que a bicicleta é uma possibilidade de mobilidade mais sustentável, saudável e humanizada. Estamos construindo um novo caminho", disse.

O vice-prefeito Axel Grael reforçou a importância do diálogo com a sociedade.

"Aqui temos mais um exemplo de atitude e postura do programa Niterói de Bicicleta, que sempre busca diálogo com os ativistas. Começamos minoritários na sociedade e hoje há um número de bicicletas cada vez maior, a cidade está abraçando a causa. Por isso, é importante manter a estratégia do diálogo e ele precisa de informação. Essa campanha ajuda na mediação dos conflitos que podem ocorrer com a chegada da bicicleta como meio novo e as ciclovias", salientou.

A coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, afirmou que a campanha tem tudo para ser um sucesso.

"O apoio do prefeito ao programa Niterói de Bicicleta é muito importante. Agradeço também a participação dos ciclistas e ativistas. Foi um trabalho intenso, de muita discussão. A mensagem da campanha é muito clara e vai surtir um efeito muito positivo no trânsito", afirmou.