Quarta Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar começa a funcionar na Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

cabine
20\06\2015
- A Região Oceânica de Niterói recebeu na manhã deste sábado (20-06) a quarta Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar que está funcionando no trevo de Piratininga. A antiga cabine da PM foi reformada pela prefeitura como apoio as estratégias do município nas ações de segurança implantadas pelo governo do estado na cidade. O secretário de Ordem Pública de Niterói Marcus Jardim, confirmou que até o final do mês de julho o bairro do Fonseca será o próximo a receber a unidade de segurança.

Niterói é o único município do estado a contar com este tipo de ação integrada. As outras três unidades da Base Integrada funcionam em Icaraí, São Francisco e Largo do Marrão. A exemplo dos outros locais, a base da Região Oceânica funcionará em plantão de 24 horas, com esquema de revezamento entre a Guarda Municipal e Polícia Militar.

“As bases são o resultado de uma integração importante para a cidade. O prefeito está apoiando todas as ações do estado e do governo federal no município. No caso da Região Oceânica o local é estratégico até mesmo para se for necessário parar o trânsito e fazer cerco para algum tipo de ação da polícia. A Prefeitura de Niterói está atuando em várias frentes. Pela primeira vez uma administração municipal enfrenta junto com o estado a busca de soluções. Atua como um todo na cidade, mas também buscando soluções para ajudar no problema da violência “ enfatizou o vice-prefeito Axel Grael.

Segundo a secretária executiva Maria Célia Vasconcellos, as bases integradas são de estruturas pequenas mas tem um papel importante nas localidades instaladas.

“ Estamos vendo resultados positivos da integração em todos os pontos das bases. Já temos ações mais rápidas nos locais das bases. Temos que avançar. Nosso tempo é limitado e não podemos parar. Temos certeza que estamos trabalhando para uma cidade melhor “ disse Maria Célia Vasconcellos secretária executiva de Niterói.

Região Oceânica ganhará também Inspetoria da Guarda Municipal

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, confirmou que no segundo semestre deste ano a Região Oceânica ganhará ainda a 5º Inspetoria da Guarda Municipal que funcionará na localidade de Campo Belo, próximo à Avenida Central. Segundo ele, a região necessita também de uma outra base que de também apoio a ações de ordenamentos.

“A prefeitura de Niterói está atuando com um somatório de esforços abrindo frente em vários bairros da cidade não somente em apoio a questão da segurança. É a primeira vez que o município tem ações deste porte. Em nenhum momento o governo municipal fugiu de suas responsabilidades em várias áreas e atua firmemente para apoiar as ações do estado na segurança da cidade. O Cisp (Centro Integrado de Monitoramento) também será uma realidade que junto com todas as ações da prefeitura trará uma nova era para Niterói ” explicou Marcus Jardim.

Viaturas da Polícia Militar terão como base o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp)

O comandante do 12 Batalhão de Polícia Militar coronel Gilson Chagas afirmou durante a entrega da Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia militar que as viaturas da Polícia Militar terão como Base de saída o Centro Integrado de Segurança Pública com o objetivo de chegar mais rápido aos locais e atender as demandas da região. Gilson Chagas elogiou e agradeceu o empenho da prefeitura de Niterói com o apoio que vem sendo dado para equacionar os problemas de segurança na cidade.

“ É a primeira vez que um governo municipal, na cidade atua de uma forma tão positiva e tão firme para ajudar o estado e a polícia militar. Estamos comprovando isso com as Bases Integradas e Companhias Destacadas no Morro do Palácio, Lagoinha, Fonseca, Morro do Estado e Badu. Todas funcionando graças à prefeitura. Essas unidades estão sendo fundamentais para ajudar a diminuir os índices   de criminalidade na cidade. O Cisp também será um empreendimento sem precedentes no estado. Temos certeza que a integração da prefeitura com a PM é importante como também temos certeza que é importante a participação e envolvimento do judiciário neste processo “ destacou Gilson Chagas.

A implantação da Base Integrada na Região Oceânica recebeu o apoio do diretor do Sindilojas, Charbel Tauil .

“ Estamos acompanhando o esforço que a Prefeitura está empreendendo para ajudar o estado. Essa Base Integrada está num importante acesso e acreditamos que será de grande muito bom para os moradores e comerciantes da região “ disse Charbel.

Morador da Região Oceânica há 32 anos o auxiliar administrativo Eduardo Rodrigues aprovou a instalação da cabine no local.

“ Nós moradores esperamos que com isso ter mais tranquilidade. Ficamos otimistas com essa base e estaremos juntos torcendo para que nos ajude. Essa iniciativa é de total importância “ opinou o morador.