Prefeitura entrega obras de reforma e ampliação da escola Júlia Cortines, em Icaraí PDF Imprimir E-mail

escola
23/06/2015
- A Prefeitura de Niterói entregou na manhã desta terça-feira (23/06) as obras de reforma e ampliação da escola municipal Júlia Cortines, no Campo de São Bento, em Icaraí, na Zona Sul da cidade.

Com as intervenções, a unidade vai passar a atender 1070 alunos, 400 a mais do que antes das obras. A escola recebeu serviços de pintura, climatização completa, teve o mobiliário totalmente renovado, aumento da capacidade elétrica e construção de uma nova cisterna.

Na parte de ampliação, são 1500 m² construídos, com sete novas salas de aula, laboratórios de Informática e Ciências, biblioteca, sala de Recursos, vestiário, sala de professores, auditório com capacidade para 80 lugares, quadra coberta, colocação de piso em todo o pátio no entorno da escola e um pátio coberto para atividades lúdicas.

escola1
Além da entrega das obras, a escola recebeu cinco netbooks, que fazem parte do Projeto de Tecnologia Móvel. Os aparelhos são equipados  com jogos educativos, editores de texto e acesso à internet via wi-fi para atender aos alunos e aos professores.

O prefeito destacou a importância da iniciativa e disse que, em dois anos, a atual administração já inaugurou 16 unidades de ensino.

"A rede de ensino de Niterói se amplia, se qualifica e se consolida cada vez mais como referência no Estado do Rio de Janeiro. Quando ampliamos e inauguramos uma escola, não estamos cuidando só do presente, estamos construindo objetivamente a Niterói que nós sonhamos para o futuro. A educação é a maior forma de prevenção à violência e uma ferramenta extraordinária contra a desigualdade social. Ela está hoje no centro da estratégia da cidade e no de preocupações da agenda do governo. Através de uma educação de referência, Niterói será uma cidade mais sustentável. A escola Júlia Cortines merecia essa reforma, que era aguardada há quase 15 anos", afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que a escola Júlia Cortines representa muito para a história da cidade.

"A escola Júlia Cortines foi inaugurada em 1934 e faz parte da história deste cartão postal de Niterói. Foi Jardim da Infância durante muitos anos e depois incorporou o Ensino Fundamental e agora o amplia com mais 400 vagas. Com essa obra de reforma e ampliação, estamos oferecendo educação pública da cidade, trazendo mais crianças e famílias", observou.

A diretora Ivana Nascimento afirmou que a escola nova vai oferecer um ambiente mais prazeroso e saudável para professores e alunos.

"Estou aqui há 28 anos e estou muito feliz. É uma satisfação grande ver a transformação que foi feita na escola. Foi um ano e meio de obra, uma escola nova que vai oferecer aos alunos e professores um ambiente mais saudável e prazeroso para os alunos e professores", opinou.

Participaram também do evento o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, a secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, o deputado estadual Waldeck Carneiro,  o presidente da Câmara Municipal de Niterói, vereador Paulo Bagueira e o vereador Bira Marques.