Em nova audiência pública sobre o PUR de Pendotiba, Prefeitura destaca importância da criação de zoneamento para preservar áreas verdes na região PDF Imprimir E-mail

30/06/2015 - O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Tiago Loback e o subsecretário municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Renato Barandier, participaram na noite de segunda-feira (29/06) da segunda audiência pública sobre o projeto de lei do Plano Urbanístico Regional de Pendotiba (PUR Pendotiba). A reunião ocorreu no CIEP Emílio di Cavalcanti, no Badu.

Na audiência, o subsecretário Barandier destacou a importância de se criar um zoneamento que preserve as áreas verdes da região. Segundo ele, houve uma redução nos últimos 40 anos.

"O PUR de Pendotiba propõe a criação de zonas de preservação ambiental e urbana que irão preservar 84% da Região de Pendotiba como conhecemos hoje. Caso nada seja feito, teremos uma redução das áreas verdes dos atuais 49% para 18% até 2060" afirmou Barandier.

Para o subsecretário, a busca pela proximidade com a natureza na região acabou reduzindo os ecossistemas naturais, pouco a pouco convertidos em lotes e casas.

“Por mais que morar perto do verde sugira um modo de vida integrado com a natureza, o que efetivamente pode ser observado é a criação de um ecossistema totalmente novo, que consome muito espaço e que vem reduzindo progressivamente o patrimônio natural da região”, afirmou.

O secretário Tiago Loback explicou aos moradores como se dá o processo de licenciamento ambiental no município. Segundo ele, na atual gestão, nenhum empreendimento obteve licença de obras sem autorização da Secretaria do Meio Ambiente.

O vereador Daniel Marques ressaltou a importância do zoneamento proposto pelo PUR que restringe o direito de construir em 84% da região de Pendotiba.

"O zoneamento proposto traz conquistas, como a criação de Zonas de Preservação da Vida Silvestre em fragmentos naturais que compreendem nascentes importantes. Nessas zonas simplesmente não se poderá mais construir, algo que não acontece com a legislação atual" disse.

Já estão confirmadas outras quatro audiências públicas sobre o Projeto de Lei do PUR para o mês de agosto. A próxima terá mobilidade urbana como tema.