Homenagem a Manoel de Barros na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia PDF Imprimir E-mail

21/10/2016 - Muita emoção tomou conta do Teatro João Caetano na noite desta quarta-feira, dia 19, com a última etapa do Concurso de Incentivo à Leitura da Rede Municipal Educação de Niterói, que este ano teve como tema o centenário do poeta Manoel de Barros. Alunos das unidades municipais, divididos entre as categorias Educação, infantil, 1º ao 4º ciclo do Ensino Fundamental, além de Educação de Jovens e Adultos, apresentaram poemas de sua autoria em homenagem ao escritor. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através da Coordenação de Promoção da Leitura, faz parte das programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Ciência Alimentando o Brasil que acontece até o próximo sábado, 22.

“Gostaria de agradecer aos profissionais que ajudaram na organização a fim de promover este evento tão bonito, e também aqueles que estão no dia a dia da escola, que fazem a educação pública em Niterói ter essa marca de qualidade e de compromisso com o aluno. E claro, aos nossos poetas, que nos sensibilizaram, nos tocaram e nos fizeram sonhar, pensando em sobretudo no potencial que essas crianças e jovens tem, de criar um país diferente, com a marca da educação pública. Estão todos de parabéns, é uma noite memorável”, declarou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo.

A abertura do evento se deu com a leitura do poema “O menino que carregava água na peneira”, de autoria de Manoel de Barros, entoado pelas professoras municipais Priscilla Mello e Rose Benites. Em seguida foi a vez da apresentação do grupo Vozes da Educação, formado por servidores públicos da SEMECT e FME, anunciado também na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pelos alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Denise Mendes Cardia. O grupo encerrou com participação especial do Projeto Aprendiz, com a canção “Sementes do Amanhã”. O repertório foi escolhido levando em consideração uma relação poética entre alimentação, plantio e natureza.

Após a apresentação musical, foi a vez das grandes estrelas da noite, os poetas mirins, se apresentarem. Participaram alunos das seguintes unidades: Escolas Municipais Ernani Moreira Franco, Felisberto de Carvalho, Francisco Portugal Neves, João Brazil, Professor Paulo de Almeida Campos, José de Anchieta, Maralegre, Alberto Francisco Torres, Santos Dumont, Antinéia Silveira Miranda e das UMEIS Áurea Trindade Pimentel de Menezes e Jacy Pacheco.

“Viver o espetáculo que vivemos essa noite prova que estamos no caminho certo, fazendo uma educação pública de qualidade, graças, tanto aos funcionários da SEMECT e FME quanto aos professores que estão chão da escola, e parabenizar nossas crianças e jovens. Nós sonhamos juntos e o sonho se tornou realidade e eu tenho orgulho de ser gestor e fazer parte dessa equipe” afirmou o presidente da FME, Bruno Ribeiro.

Após a apresentação foi chamado o corpo de jurados, formado pelas professoras Edith Frigotto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Língua Portuguesa, pesquisadora da área de Letramento Literário e coordenadora do Programa de Alfabetização Literária, Márcia Pessanha, doutora em Letras e Literatura, poeta e presidente da Academia Niteroiense de Letras, Sônia Monnerat, de Teoria da Literatura no curso de Letras da UFF e do curso de Especialização em Literatura Infanto-juvenil, no qual trabalha com Produção Textual, além da Yohana Sanfer, escritora, autora dos livros "Da boca pra dentro", "É de menino, é de menina" e coautora do "Doze por doze", que também escreve no blog “Papel, palavra, coração” e é criadora da livraria virtual Sanfer livros e idealizadora do Projeto Visita literária. Elas avaliaram e julgaram cada uma das poesias recitadas, definindo os vencedores por categoria:

Educação Infantil – GREI 5 B da Escola Municipal Ernani Moreira Franco – “Manoel De Barros, O Poeta Do Absurdez”

Ensino Fundamental:

1º Ciclo: Júlia Rebeca Lopes Dos Santos da E. M. Francisco Portugal Neves - “Árvore Sem Vida”

2º Ciclo: João Daniel Rodrigues de Medeiros da E. M. Prof. Paulo de Almeida Campos - “A Alma Se Alimenta De Quê?...”

3º Ciclo: Ana Clara Pinto de Oliveira da E. M. José De Anchieta – “Dias e Noites”;

4º Ciclo: Ivan Costa Pereira, da E. M Santos Dumont - “O Poeta Das Aves”;

Educação de Jovens e Adultos: Shirley Ferreira da Silveira, da E. M. Francisco Portugal Neves – “As riquezas da vida simples”.

Além das autoridades já citadas, ainda marcaram presença os subsecretários de Educação, Patricia Gomes, Ciência e Tecnologia, professor Luis Andrade e de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, a superintendente de Gestão de Pessoas Wanderléa Nazareth, o diretor de Programas Especiais, André Valim, o deputado estadual Waldeck Carneiro entre outros. A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia continua nessa sexta-feira, 21 e sábado, 22 com Feira de Ciências e Tecnologia, que está sendo realizada no Campo de São Bento.