Ação integrada da PM e Guarda Municipal resulta em redução de roubos de rua em Icaraí PDF Imprimir E-mail

07/11/2016 - A experiência do plano integrado de prevenção de roubos e furtos a pedestres nos bairros de Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa tem dado bons resultados. A ação teve início no dia 10 de outubro e em apenas 20 dias, de acordo com dados preliminares do Instituto de Segurança Pública (ISP), os índices de roubo de rua na região da 77ª DP diminuíram 27% em relação ao mês anterior. Foram 115 ocorrências em setembro, contra 84 em outubro.

“O plano integrado ocorre de segunda a domingo, das 07h às 19h, quando guardas municipais e policiais militares patrulham as áreas de maior incidência de roubos e furtos na região. O patrulhamento preventivo está sendo realizado a pé, de bicicleta e com auxílio de viaturas.

A população também poderá denunciar algum delito ou atitude suspeita pelo 153, o telefone de emergência do CISP. “Ressalto como fundamental a participação da população através do número 153. O serviço é uma ferramenta muito importante para o cidadão e em caso de emergência, seja por um acidente de trânsito, um assalto ou qualquer outra situação de risco”, orienta Gilson Chagas.

O comandante do 12º BPM, coronel Fernando Salema, afirmou que, com a presença ostensiva de PMs e guardas municipais, a situação ficou bem mais favorável

"Essa ação conjunta está dando repercussão em resultados nos primeiros dias. Estamos sentindo a melhora com esse trabalho novo. Orientamos os guardas municipais, mantemos contato comado contribuiu para que no mês de outubro os índices reduzissem comparados a setembro. O período em análise ainda é curto, mas nos deixa otimistas com relação aos resultados”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

O patrulhamento comerciantes e moradores, colhemos informações e sugestões. Com certeza, está bem mais favorável a situação no local com a presença do policiamento", disse.