Reunião com o comandante do 12º BPM e líderes comunitários PDF Imprimir E-mail

11/11/2016 - O prefeito se reuniu, na tarde desta quinta-feira (10-11), com lideranças comunitárias e de segmentos religiosos dos bairros do Fonseca, do Caramujo e da Engenhoca na primeira de uma série de encontros que pretende manter com o coronel Márcio Oliveira Rocha, comandante do 12º BPM (Niterói), para discutir ações que possam diminuir os índices de criminalidade e de violência na cidade. Ao apresentar Rocha, que havia assumido o comando há apenas 24 horas, o chefe do Executivo reiterou que a Prefeitura continuará fazendo de tudo para ajudar nas questões de Segurança Pública e disse ter confiança no trabalho que será realizado pelo novo comandante.

O chefe do Executivo municipal ouviu relatos de moradores e de lideranças comunitárias e pediu, mais uma vez, que a Polícia Militar tenha um olhar diferenciado para Niterói.

“Por questões estratégicas, o novo comando não divulgará quais são essas ações, mas podemos garantir que, além de a Prefeitura estar acompanhando as ações, recebemos do novo comandante-geral da PM, o coronel Wolney Dias, e do comandante do 12º BPM a promessa de que o trabalho será árduo nas questões de Segurança de Niterói”, disse o prefeito.

O coronel Márcio Rocha destacou que, nestas primeiras horas como comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, está tomando conhecimento de toda a situação da cidade e já destacou policiais experientes para assumirem pontos e locais estratégicos que possam nortear ações de visibilidade que colaborem na sensação de segurança junto à população.

“Vamos trabalhar dentro de estratégias de inovação e visibilidade. Ao contrário de outros municípios, a Prefeitura de Niterói tem tido um papel importante neste processo de colaborar com a polícia que continuará sendo de extrema importância. Pedimos que a população tenha confiança no trabalho que vamos fazer”, destacou o novo comandante.

Também participaram da reunião os secretários de Educação, Flavia Monteiro, de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, e executivo, Vitor Junior. O coronel Gilson Chagas, secretário municipal de Ordem Pública, também estava presente à reunião e destacou importantes colaborações da Prefeitura na área de Segurança Pública.

“Foram cabines integradas com a PM, Companhias Destacadas, além do aumento de 280 para quase 600 homens no efetivo da Guarda Municipal. A Prefeitura também construiu o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, com as principais ruas da cidade sendo monitoradas 24 horas. Isso já tem ajudado bastante.   Continuaremos atuando nesse processo com a Guarda. Enquanto a Guarda ajuda na resolução de pequenos delitos, a Polícia Militar pode atuar com grandes ações. O número 153 da Guarda também está à disposição”, informou Gilson Chagas.

O coronel Paulo Henrique de Moraes, que assumirá nos próximos dias como o novo secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), também participou da reunião. Ele comandará um grupo que vem se reunindo desde o início do atual governo e conta com a participação de todas as forças policiais. O oficial vai contribuir na identificação e mapeamento da mancha criminal, trazendo mais força para o GGIM, de acordo com o prefeito.