Mapeamento aponta áreas de risco em duas comunidades de Niterói PDF Imprimir E-mail

Trabalho foi realizado pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Defesa Civil Municipal

11/11/2016 - O Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM) apresentou, nesta quinta-feira (10.11), o mapeamento de risco a escorregamentos das localidades de Salinas e Peixe Galo, em Jurujuba. O trabalho foi realizado em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Vice-Prefeitura de Niterói.

O levantamento foi utilizado pelo DRM como piloto de uma nova metodologia a ser adotada no mapeamento de risco, e também no treinamento de técnicos. A base dessa metodologia é do Ministério das Cidades, mas houve uma necessária adaptação para a realidade da região. Por se tratar de um projeto experimental, a pesquisa foi realizada pelos próprios técnicos do DRM, com análise crítica e cuidadosa com relação a seu produto. O mapeamento de risco tem como objetivo orientar a Defesa Civil de Niterói, a Secretaria de Habitação, a Secretaria de Meio Ambiente e demais órgãos da Prefeitura na prevenção e na mitigação dos riscos. Ele também poderá ser utilizado como guia em decisões relacionadas à priorização de ações da Prefeitura de Niterói e para apoiar a Justiça em questões relacionadas a risco.

Para a realização do mapeamento, o DRM, com o apoio da Defesa Civil de Niterói e do EGP, executou em março um trabalho nas comunidades de Salinas e Peixe Galo. Foram dois dias de atividade de campo e outros em escritório. Os técnicos da Defesa Civil auxiliaram na identificação de áreas de risco e na avaliação do grau de periculosidade.

"O trabalho do DRM foi facilitado porque o município já possui ortofotos de toda a área levantada. O banco de dados fornecido pela Defesa Civil também teve importante colaboração na realização da pesquisa", explica o subsecretário de Defesa Civil, Walace Medeiros