Praça da Cantareira vira palco de celebração da cultura Afro com festival Viva Zumbi PDF Imprimir E-mail

21/11/2016 - O domingo (20/11) de sol e calor em Niterói não foi sinônimo de praia, mas de comemoração e homenagens para as cerca de 3 mil pessoas que prestigiaram a 8ª edição do  “Viva Zumbi”, na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos. O evento, promovido para festejar o Dia da Consciência Negra, contou com a presença do prefeito, artistas e personalidades ligadas à cultura Afro, formando um caldeirão de diferentes tribos da cidade em um espaço comum.

No festival os visitantes tiveram a chance de conferir apresentações típicas da cultura africana, como capoeira e samba de roda, além de feiras de artesanato e vestimentas tradicionais. No almoço foi servida uma deliciosa feijoada para as pessoas que aguardavam as principais atrações do dia, reservadas para a noite. O prefeito exaltou o evento e a luta do povo negro nos obstáculos impostos pela sociedade.

“Embora todas as dificuldades do Estado nesse momento, estamos seguindo de cabeça erguida, muito pela contribuição, luta e trabalho desse povo. E vamos continuar nessa luta para a tristeza dos que pensam em uma Niterói para poucos, pois a nossa cidade é para para todos, sobretudo para os negros de Niterói. Viva Zumbi e a cultura negra!”, declarou o prefeito, que visitou a festa acompanhado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, de Cultura, Arthur Maia, da vereadora Verônica Lima e do deputado estadual Waldeck Carneiro.

Verônica, por sua vez, destacou os esforços da Prefeitura em desenvolver políticas de igualdade social e racial na cidade.

“Para quem não sabe, Niterói é a primeira cidade do País a ter um Estatuto Municipal da Igualdade Racial, que respeita e preserva os movimentos culturais e religiosos de origem africana. Quero deixar um agradecimento especial ao prefeito, por ter sido o primeiro a regulamentar esse estatuto”, frisou.

A noite de festa foi encerrada com uma homenagem à professora da IFRJ, Rosália Lemos, que recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, seguida de um show da cantora Mariene de Castro e, por fim, um baile de Black Music, embalando o público ao som de músicas famosas das décadas de 70, 80 e 90.