logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Travessia no túnel marca comemorações do aniversário da cidade PDF Imprimir E-mail

23/11/2016 - Como parte das comemorações do aniversário de Niterói nesta terça-feira (22/11), o prefeito visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel Charitas-Cafubá e liderou uma travessia para a última vistoria no túnel.

 

"O monitoramento será feito durante as 24 horas diárias, são 36 câmeras monitorando o túnel sendo móveis e fixas em cada galeria além das do CCO e das subestações. Além de 190 cruzamentos com sistema inteligente e integrado de controle de tráfego. Niterói é o primeiro lugar na América Latina a ter este sistema francês e a cidade será um ponto de referência", explicou Charles Beghin, representante da Engie, empresa responsável pelo monitoramento.


Em seguida, acompanhado do vice-prefeito, Axel Grael, dos secretários Executivo, Vitor Junior, de obras, Vicente Temperini, de urbanismo Verena Andreatta e outras autoridades municipais e da população, além de técnicos que atuam na obra, o prefeito atravessou, a pé, o mais de 1.300 metros de extensão da galeria Cafubá-Charitas.


O túnel já está pavimentado e com sistemas de ventilação e iluminação instalados. São duas faixas de rolamento asfaltadas, destinadas a automóveis; uma faixa de concreto, para o novo sistema de ônibus BHS; e uma ciclovia.

 


"Hoje aqui é um dia histórico. Cada um que está aqui está vivendo um momento único, porque essa obra é falada há mais de 70 anos em Niterói e eu estou muito orgulhoso de, no aniversário de Niterói, estar fazendo a última vistoria nas galerias, com sistema de iluminação por lead completamente implantado, o túnel parece que está de dia. O sistema de iluminação é sustentável, moderno, ilumina muito mais o túnel do que uma iluminação por vapor de sódio. Uma outra coisa importante é que o sistema de ventilação foi implantado que vai permitir a melhor circulação do ar, possibilitando a travessia do túnel por bicicleta. Já o sistema de monitoramento é um sistema operacional de trânsito e vai ser importante para a segurança e circulação das pessoas


O chefe do Executivo municipal ressaltou, ainda, o ganho de tempo para os usuários:


“Nós vamos encurtar distâncias. Hoje, para sair da Região Oceânica até Charitas, as pessoas levam, em média, uma hora no rush. A partir dessa obra a travessia vai durar menos de 5 minutos. Ao fim do mês, isso representará um ganho de 2 dias para as pessoas curtirem a cidade e não perderem esse tempo no trânsito. Isso é uma mudança radical e substantiva na qualidade de vida das pessoas sobretudo para quem vive na Região Oceânica mas também no Largo da Batalha, Pendotiba e na Zona Sul. Esse sistema vai dar maior fluidez nos eixos saturados da cidade, como o Largo da Batalha. Essa obra é a maior da história da cidade de Niterói nos últimos 100 anos e seguramente nos próximos 100 anos também”.


MOBILIDADE URBANA - O túnel Charitas-Cafubá é parte da TransOceânica, a maior obra de mobilidade urbana da cidade desde a inauguração da ponte Rio-Niterói, em 1974. Com o túnel, o trajeto do Cafubá para Charitas – hoje feito em, pelo menos, uma hora – será realizado em apenas 25 minutos. Não haverá cobrança de pedágio.

--

alt
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ