CLIN realiza limpeza nas pedras da Boa Viagem e Gragoatá PDF Imprimir E-mail

29/11/2016 - A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) está intensificando as ações de limpeza em pedras de locais como praias da Boa Viagem e do Gragoatá com o objetivo de recolher os inúmeros detritos despejados irregularmente por frequentadores, que, além de sujarem as vias ou mirantes, acabam indo parar em mares e lagoas. Neste início de semana, foram recolhidos cerca de 15kg, um total de 25 sacos de lixo . O serviço, chamado "cata-cata", também vem sendo realizado periodicamente - neste caso, o recolhimento é feito manualmente pelo gari.

Segundo o presidente da CLIN, Antônio Lourosa, a companhia vem realizando ações de conscientização para que a população não faça descartes irregulares em praias, terrenos e via públicas.

“Esse tipo de detrito causa grande desconforto e acarreta inúmeros malefícios aos frequentadores, trazendo consequências irreversíveis ao meio ambiente", alerta Lourosa.Vale lembrar que a CLIN disponibiliza nesses locais cerca de 50 papeleiras para acondicionamento de pequenos detritos, que ficam distribuídas ao longo da orla das praias, além dos contêineres instalados pelos proprietários dos quiosques existentes no local.

Ações continuarão nas praias litorâneas durante o final de semana

Além das medidas diárias de recolhimento de detritos e com o intuito de atender ao aumento da demanda de banhistas e turistas nas praias de Niterói, a CLIN também manterá os trabalhos dos garis durante a Operação Verão nas praias de Itaipu, Sossego, Itacoatiara e Piratininga. Nesses locais, foram instaladas tendas especiais, e os frequentadores podem retirar sua sacola plástica para armazenar os resíduos e depois retorná-la, para deixar com a equipe de coleta.

Paralelamente a isso, os profissionais também realizam trabalho de conscientização dos usuários sobre a importância de preservação e conservação. Além desses pontos, mais 20 novos contêineres, de 240 litros cada,  foram espalhados pelas orlas das Praias de Piratininga e Itacoatiara, para melhor atender os banhistas, moradores e turistas.

Para Antônio Lourosa, o apoio e colaboração da população são de extrema importância para dar continuidade à iniciativa. "É importante que a população aproveite o verão com consciência. A CLIN está atuando assiduamente nas praias para manter a limpeza, mas precisamos também da colaboração de todos para obtermos um resultado positivo", destaca o presidente da CLIN.