Primeiro “Recicla Niterói” do ano será em Santa Rosa PDF Imprimir E-mail

Prefeitura de Niterói intensificará ações que estimulam a coleta seletiva nas Regiões

09/01/2017 - A Companhia de Limpeza de Niterói dará início, nesta semana, ao calendário de 2017 da campanha ambiental “Recicla Niterói”. A primeira ação do ano acontecerá na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, no Largo do Marrão, em Santa Rosa. A campanha tem como objetivo orientar e estimular ainda mais junto a população o descarte correto de resíduos e a coleta seletiva no município. Hoje, cerca de 4,5% de todo resíduo produzido na cidade é reciclado. A CLIN desenvolve projetos de incentivos para que esse número aumente pelo menos para 10% nos próximos quatro anos.

A campanha teve início em novembro de 2015 e já passou pelos bairros Icaraí, Centro, Fonseca, Barreto, Ingá e São Francisco, arrecadando cerca de 1,5 tonelada de resíduos recicláveis.

O objetivo principal da ação é orientar a população quanto ao descarte correto dos resíduos e sobre o funcionamento da coleta seletiva no município. Além disso, os moradores do local serão orientados com relação aos horários de coleta do lixo domiciliar, lixo excedente e reciclagem do óleo de cozinha.

A CLIN estará com uma tenda na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, na Rua Presidente João Pessoa, Santa Rosa, do dia 9 ao dia 13 de janeiro, das 9h às 14h. Os moradores que levarem o seu lixo reciclável, ou óleo de cozinha usado, até o local ganhará uma muda de planta produzida no viveiro da CLIN.

Atualmente, toda a cidade de Niterói é atendida pelo programa de coleta seletiva da CLIN, que consiste em recolher os resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) dando uma destinação final adequada, sem causar danos ambientais.

O sistema de recolhimento seletivo porta a porta é realizado em toda a cidade de forma setorizada, de acordo com os bairros e demanda de residências cadastradas.

O cadastro pode ser feito por telefone ou internet. Após feito cadastro na empresa, através do 0800-022-2175 ou pelo  site http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria, o munícipe recebe todas as instruções sobre o processo de separação seletiva dos resíduos, além de material informativo.

Para melhor atender a população, a CLIN expandiu o sistema de recolhimento porta a porta e introduziu os postos de entrega voluntária, distribuídos em vários bairros da cidade, em pontos estratégico, permitindo que aqueles não cadastrados também participem do projeto.

Vale ressaltar, que todo resíduo coletado, seletivamente, em Niterói é doado para cooperativas de catadores, dando assim a oportunidade dos cidadãos auxiliarem na preservação ambiental e na inserção social desses trabalhadores.

Projeto CLIN Curumin ensina à garotada a importância de hábitos sustentáveis

Um exemplo de projeto de sucesso realizado pela empresa é o CLIN Curumim, que atende escolas da rede municipal de ensino e conta com palestras educativas com os seguintes temas: A empresa CLIN; Meio Ambiente; Tipos de resíduos; Ciclo de vida; Resíduos e seus impactos; Formas de tratamentos; Coleta Seletiva e reciclagem; Educação ambiental e cidadania.