Idosos serão atendentes na área de turismo em Niterói PDF Imprimir E-mail

02/02/2017- A Prefeitura de Niterói, através da  Niteroi Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), em parceria com  a Universidade Aberta da Terceira Idade (Univerti), a Secretaria municipal do Idoso e da Coordenação de Acessibilidade, lançaram  o projeto Apoiador Experiente, que pretende colocar idosos para atender turistas nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade.

Para estruturar o projeto, o Presidente da Neltur, José Haddad, se reuniu  com  Waldenir de Bragança, diretor-presidente   Universidade Aberta da Terceira Idade, Andrigo de Carvalho,  Secretário municipal do Idoso, Carmen Fogaça, Coordenadora  de Acessibilidade.

Na ocasião, ficou decidido que o projeto começará até julho e que os idosos serão capacitados pela Univerti, através  de um convênio assinado com a  Secretaria do Idoso. Além da capacitação, toda a logística, transportes ,material didático, serão providenciados pela Neltur e os órgãos envolvidos.

José Haddad, Presidente da Neltur, idealizador do projeto, destacou que a Neltur, está pensando no turismo destinado à terceira idade. “Além de Niterói ser uma cidade com grande número de idosos, principalmente Icaraí, há um potencial  de turistas internacionais da terceira idade que procuram lugares com infraestrutura acessível e  o município tem que está preparado para receber esse turista”, ressaltou.

De início vamos capacitar  idosos para atender os cada os Centrosm de Atendimento ao Turista – CATs no  MAC, Caminho Niemeyer, São Francisco (funciona na sede da Neltur) e o do Campo de São Bento, em construção”, destacou.

Segundo Haddad, “pretendemos com isso criar uma sinergia entre a importância do idoso que pode agregar participando do trabalho de incentivo ao turismo na cidade, com a capacitação que ele poderá fazer na Univerti, ao mesmo tempo que dispõe destas Secretarias que pensam nas questões relacionadas aos idosos da cidade e também com as diversas formas de acessibilidade. “Vamos  a criar uma cidade modelo de Turismo da Terceira Idade com o Apoiador Experiente e com este  know how levar o projeto para o interior do Estado, através do  Fórum Estadual de Secretarias  de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – FEST/RJ”, ressaltou. Haddad.

Para Waldenir de Bragança, Presidente da Univerti, o projeto “Apoiador Experiente” só vem engrandecer seu trabalho e o aprendizado de seu público de estudantes da terceira idade: “Os alunos da Univerti fazem cursos de inglês, espanhol, francês e italiano, além de participarem de várias Oficinas. Trabalhando neste projeto eles se sentirão ainda mais úteis e é isso que procuramos fazer, pois o idoso se sentindo útil adia sua ida para hospitais, o tornando ainda mais participante no cotidiano da cidade. Niterói possui hoje cerca de 90 mil idosos e nós temos que dar uma ocupação para eles”, disse Waldenir.

A Coordenadora  de Acessibilidade, Carmen Fogaça, elogiou o projeto, “tem tudo para dar certo”. “A acessibilidade não pode ser vista somente direcionada às necessidades dos deficientes, mas para todas as necessidades especiais e isso inclui, sem dúvida, os idosos”, disse Carmen.

Andrigo de Carvalho à frente da Secretaria do Idoso, esclareceu que Niterói está na 9ª posição em número de idosos no país: “Precisamos pensar, com a cidade nesta posição significativa, em regulamentar o Conselho do Idoso, para que possamos nos credenciar para obter recursos na área federal. Enquanto Secretário vou lutar por tudo que incentiva e pode melhorar as condições de vida do idoso em Niterói e, iniciativas como esta são sempre bem-vindas”, afirmou o Secretário.