Alunos de rede municipal de Niterói voltam às aulas PDF Imprimir E-mail

02/02/2017 - Estudantes da rede municipal de Niterói retornaram às aulas na hoje, quinta-feira (2). De acordo com a Fundação Municipal de Educação (FME), cerca de 30 mil alunos iniciaram o ano letivo, sendo 9 mil na Educação Infantil e 21 mil no Ensino Fundamental, o que significa um aumento de 12% em relação ao ano passado.

Hoje cedo, na UMEI Eduardo Campos, em Matapaca, uma das 20 escolas inauguradas nos últimos quatro anos pela Prefeitura de Niterói, as crianças e responsáveis foram recebidos na quadra pela diretora, Simone Valiarte. "A escola teve muito sucesso, que se confirmou nas matrículas para este ano. Temos 185 alunos, de 2 a 5 anos, matriculados em 9 turmas com 18 professoras e mais os funcionários de apoio. Também temos 3 crianças com necessidades especiais (deficiência auditiva, autista e epilepsia generalizada). Já pude ver que a comunidade é muito participativa e os pais estão muito satisfeitos", explicou Simone.

Fabiana Gonçalves estava com a cunhada Vanessa Teixeira e os respectivos filhos, Leandro Gonçalves, de 2 anos e 10 meses, Vitor Hugo e Davi Luis, ambos de 4 anos. "Só consegui vir fazer a matrícula na última fase e fiquei muito feliz em conseguir a vaga para o meu filho, pois moro aqui perto, em Maria Paula, e tenho indicação da minha cunhada que gosta muito do ensino nesta unidade", disse Fabiana.

Outro aluno que está começando hoje é o Heitor Gomes, de 2 anos. A mãe, Ana Paula Batista, contou que acha importante que o filho tenha contato com outras crianças. Ela pesquisou e pediu informações aos vizinhos sobre a escola antes de matriculá-lo. "Tive ótimas referências, por isso resolvi trazer meu filho para esta escola", contou. Já a pequena Manuela Beatriz, de 2 anos, filha da Josiele dos Santos, começou hoje sua rotina escolar para que a mãe possa voltar a trabalhar como recepcionista.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o desafio em 2017 é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. “A eficiência que temos apresentado se deve à qualidade e ao empenho dos profissionais que integram a rede. O objetivo é continuar viabilizando uma educação pública de qualidade para os nossos alunos”, afirmou.

Niterói conta hoje com 91 escolas municipais, sendo 42 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e 49 de Ensino Fundamental.  Ano passado foram inauguradas as UMEIs Eduardo Campos (Matapaca) e Regina Leite Garcia (Teixeira de Freitas), totalizando 20 novas escolas entregues pela atual gestão.

Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o momento de expansão da rede exige uma olhar diferenciado. “O planejamento pedagógico para 2017, inclui a continuidade e a implementação de projetos importantes. Podemos citar os programas Alfabetização e Letramento para 3º e 4º ciclos, o Avaliar para Conhecer, o de Consolidação das Aprendizagens, os cursos de Formação Continuada para profissionais da Educação. Temos também uma grande expectativa em torno dos resultados da Prova Brasil”, ressaltou.