Prefeitura de Niterói normatiza desfile de blocos para garantir a segurança dos foliões PDF Imprimir E-mail
10/02/2017- Representantes de órgãos da Prefeitura de Niterói, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar se reuniram na tarde desta quinta-feira (9/2), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, para discutir um realinhamento operacional da segurança nos blocos da cidade. Durante o encontro, foi definido que para desfilar os organizadores dos blocos terão que apresentar a autorização de todas as instituições relacionadas à segurança do evento (PM e Corpo de Bombeiros), caso contrário, o desfile não poderá ocorrer.
“Existe uma resolução estadual que dispõe sobre a concessão de autorização para a realização de eventos. Para garantir a segurança dos foliões, essa resolução deve ser seguida pelos organizadores dos blocos. Nosso objetivo não é proibir eventos já tradicionais na cidade, mas garantir a segurança de todos”, disse o secretário municipal de Ordem de Pública, Gilson Chagas.

Durante a reunião também foi acordado que qualquer desfile não poderá ultrapassar cinco horas de duração. Além disso, foi organizada uma comissão, que se reunirá na sede da Secretaria de Ordem Pública semanalmente para analisar as solicitações de desfile para blocos com público estimado superior a mil pessoas. Essa comissão vai permitir uma integração entre os órgãos e dará agilidade na análise das autorizações.

Como em qualquer evento, o uso de materiais de vidro é expressamente proibido e a Guarda Civil Municipal atuará na fiscalização nos acessos aos blocos, como foi feito na semana passada, quando mais de 120 garrafas de vidro foram apreendidas.

O presidente da Neltur, José Haddad, disse que a reunião com todas as forças de segurança e órgãos públicos que trabalham no  carnaval foi extremamente produtiva porque alertou sobre leis que têm que ser cumpridas e definiu normas para o carnaval de rua de Niterói.

“Houve  um aumento de 100% no número de blocos de rua, em relação ao ano passado, que impacta a cidade e exige uma nova reorganização de sua logística, principalmente na área de segurança”, afirmou.

Haddad acrescentou que Niterói se consolidou como detentora do segundo melhor  carnavaldo Estado Rio de Janeiro, que atrai milhares de turistas para a cidade, para os blocos, bairros e o desfile oficial na Rua da Conceição.

Participaram da reunião desta quinta-feira o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, o presidente da Neltur, José Haddad, a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o coordenador de eventos da Prefeitura Municipal, André Felipe Gagliano além de representantes da Nittrans, Clin, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.