Praça João Saldanha em Santa Bárbara ganha conceito sustentável PDF Imprimir E-mail

Revitalizado, o novo espaço foi entregue hoje pela Prefeitura de Niterói e Enel.

16/02/2017 - Moradores de Santa Bárbara, Zona Norte, ganharam nesta manhã (16-02), um espaço lúdico com um novo conceito de lazer, entretenimento e sustentabilidade. A Praça João Saldanha foi revitalizada e, além de novos brinquedos, tem áreas específicas para estimular a garotada a ter contato com a natureza. Hoje mesmo, os alunos da UMEI Marly Sarney já iniciaram os cuidados com a horta, realizando plantios de alface, tomate, repolho e salsa, entre outros. A revitalização do espaço faz parte do projeto "Força da Gente", idealizado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Prefeitura de Niterói, que também está reformando as praças do Descobrimento, em Piratininga, e do Largo da Batalha.

Durante a entrega da obra, o secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, destacou a importância de parcerias deste porte para o benefício das comunidades. “Esta praça é uma síntese de uma parceria que dá certo. A administração municipal tem um olhar setorial da importância dos empreendimentos para os bairros. A Praça João Saldanha está no entorno de escolas e dentro de todo um contexto de integração para jovens e adultos”, disse. “Buscamos integrar com o poder público para colaborar com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social dos bairros em que atuamos. É um espaço com uma proposta diferenciada”, disse Gislaine Rodrigues, coordenadora da área de sustentabilidade da Enel.

A ação de requalificação da área de lazer contou com o apoio do BNDES e da Prefeitura de Niterói, por intermédio das secretarias de Esportes e Lazer (SMEL) e Conservação e Serviços Públicos (Seconser). O projeto também conta com o Instituto Social CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) como parceiro. "É muito importante a revitalização destes espaços. Dá uma nova dinâmica para a praça e integra a população do entorno, criando um espaço que pode ser aproveitado por todos, desde crianças até os idosos", complementou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, destacando a importância da participação de todos na conservação do local. "O espaço é da comunidade e é vital que todos façam sua parte e ajudem na conservação da praça".

Além da Praça João Saldanha, a praça do Largo da Batalha (Levir Francisco) também receberá novos equipamentos nesse formato. A Praça do Descobrimento, em Piratininga, foi entregue no mês passado. Todo o projeto das praças é assinado pela empresa Oikotie, referência na criação e desenvolvimento de espaços de lazer infantis. O planejamento inclui o estimulo às brincadeiras ao ar livre, explorando a criatividade das crianças e o desenvolvimento da a autoestima.

Moradores aprovam os novos brinquedos e conceito de sustentabilidade Além dos brinquedos, a Praça João Saldanha ganhou quadra com piso especial, pista de skate e um tablado, que pode ser utilizado para diferentes atividades, como aulas de ginástica e eventos. O piso emborrachado é feito de sola de tênis reciclado. Todo o custo da obra ficou a cargo da concessionária de energia.

Jamile Machado, de 29 anos, levou a filha Larissa, de 3, para conhecer os novos brinquedos da Praça João Saldanha e elogiou a revitalização. “Está muito bom. Ficou ótimo para crianças e adultos. Agora, os moradores têm que ajudar a cuidar e manter o local. Parece a Praça das Maravilhas", brincou Jamile se referindo a um dos brinquedos de mola, que é inspirado no gato trapalhão do filme Alice no País das Maravilhas.