Avança PPP da iluminação pública de Niterói PDF Imprimir E-mail

20/02/2017 - A Prefeitura de Niterói dá mais um passo para modernizar toda a iluminação pública da cidade. O conselho gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (Propar) já escolheu o modelo do estudo técnico para a troca dos 45 mil pontos de luz do município por lâmpadas de LED. A iniciativa quer reduzir o consumo elétrico mensal em até 40% – o valor, atualmente, gira em torno de R$ 1,2 milhão.

Atualmente a Avenida Rui Barbosa, em São Francisco, e as ruas Marechal Raul de Albuquerque e Madre Maria Victoria, em Charitas, possuem iluminação de LED, que economizam energia, requerem menos manutenção e têm vida útil maior em comparação com as soluções de iluminação tradicionais.

A expectativa da Prefeitura é que o serviço de substituição das lâmpadas se inicie no próximo semestre – o prazo para a modernização de toda a rede de iluminação pública é de três anos. Serão realizadas audiências públicas para que a população possa tirar dúvidas e dar sugestões. A previsão é de que a licitação seja aberta até o final de maio e será escolhida a empresa ou consórcio que executar o serviço pelo menor preço.

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas é composto pelas secretarias de Governo, Planejamento, Fazenda, Obras e Procuradoria-Geral do Município e conta com a ajuda técnica da Unidade de PPP, que auxilia a Secretaria que tem interesse em desenvolver projeto, dá suporte técnico, orientações de como elaborar edital de chamamento, entre outras ações.