Bicicletário da Praça Arariboia fica pronto em março PDF Imprimir E-mail

Ciclistas contarão com 424 vagas para estacionar as bicicletas gratuitamente

21/02/2017 - O bicicletário da Praça Arariboia ficará pronto na segunda quinzena de março. Os ciclistas contarão com 424 vagas – 136 horizontais e 288 verticais - para estacionar biclicletas gratuitamente. Será necessário um cadastro para usar o espaço, que poderá ser feito até o final de março.

Além da área para as bicicletas, o local terá segurança 24 horas, recepção, bebedouro, área de descanso, espaço para manutenção básica e bombas de ar, ocupando uma área de total de 478 metros quadrados aproximadamente. O investimento é de R$ 852.598,79.

A construção do estacionamento de bicicletas está inserida no conjunto de iniciativas do programa Niterói de Bicicleta, que tem como finalidade encontrar espaços para a bicicleta no cotidiano da cidade. O bicicletário irá atender usuários das barcas, do Terminal Rodoviário João Goulart e pessoas que trabalham ou visitam o centro da cidade.
O secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael explica que o programa tem duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

“O bicicletário da Praça Arariboia será um grande estímulo para as pessoas usarem bicicleta. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói. Além do Centro, temos a previsão de implantação de outros três grandes bicicletários na TransOceânica: no terminal do Engenho do Mato, próximo ao shopping Multicenter, e em Charitas”, afirmou.

Cidade hoje tem 700 vagas em bicicletários ou paraciclos

Niterói hoje conta com cerca de 35 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Possuem esta infraestrutura vias nas quais foi identificada demanda de uso da bicicleta como transporte e lazer, contemplando eixos como os das avenidas Benjamin Constant, Roberto Silveira, Amaral Peixoto, Caetano Monteiro, entre outras. Na Região Oceânica, foi implantada a ciclofaixa no trecho da Francisco da Cruz Nunes que faz a ligação da futura estação final do BHS à Praia de Itaipu.

No final do ano passado foi concluída a instalação dos 350 bicicletários adquiridos em licitação pública. O último lote desta compra foi instalado em diversos bairros como Ilha da Conceição e Barreto, Icaraí e Jurujuba, totalizando 700 vagas para estacionamento de bicicletas em todas as regiões da cidade.

Os projetos do programa Niterói de Bicicleta que incentivam o uso do transporte sustentável são diversos, e podem ser divididos em duas abordagens distintas e complementares:

Infraestrutura: Planejamento de novas rotas cicláveis; instalação de paraciclos nas praças e passeios públicos; planejamento o bicicletário seguro da Praça Arariboia; inserção da bicicleta nos projetos viários da prefeitura, como a TransOceânica.

Educação: Campanhas de incentivo à convivência harmoniosa entre os diferentes modais de transporte; ações em escolas visando à educação no trânsito; organização de pedaladas, passeios e eventos que contribuam para o estabelecimento da cultura cicloviária em Niterói.