TransOceânica: Rótula do DPO do Cafubá estará concluída na próxima sexta-feira PDF Imprimir E-mail

Prefeito visitou obras nesta quarta-feira. Alça de acesso a Pendotiba estará pronta até o final desta semana

22/02/2017 - O prefeito de Niterói visitou na manhã desta quarta-feira (22/2) as obras da TransOceânica.  Na ocasião, foi informado que, na próxima sexta-feira (24/2), será concluída toda a rótula do DPO do Cafubá com a abertura da alça em direção a Pendotiba (o acesso a Itaipu e Piratininga já estava liberado).

O chefe do Executivo municipal falou sobre o andamento das obras e disse que a cidade está virando a página de uma lenda urbana de décadas, que será a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, concluído em dezembro.

"Estamos na reta final do acesso de Charitas. Nos próximos 20 dias, estaremos concluindo esse trecho que será tão importante para a inauguração do túnel nas próximas semanas. Tenho  muito orgulho, como prefeito e niteroiense, de ver essa obra sair do papel. Era a maior lenda urbana da história de Niterói. Todas as pessoas que vivem nesta cidade ouviram falar durante anos sobre a história deste túnel. Estruturamos essa obra em 2013 e superamos dezenas de obstáculos. Fizemos 150 desapropriações, mais de 1.000 pessoas foram reassentadas sem qualquer tipo de conflito", declarou.

O prefeito disse também que a TransOceânica é a maior obra de infraestrutura da história da cidade.

"A TransOceânica é mais que um túnel sem pedágio, ela muda a mobilidade e o paradigma de deslocamento de nossa cidade. Ela vai reduzir em média 40 a 50 minutos o tempo de deslocamento para quem deixa a Região Oceânica em direção à Zona Sul e o Centro. Ela vai reduzir o fluxo de veículos de eixos saturados como o Largo da Batalha. A TransOceânica é um modelo moderno de sustentabilidade para a nossa cidade. Nós queremos que Niterói tenha uma infraestrutura compatível com o século 21, que possua um sistema de mobilidade que atenda as aspirações da cidade. Uma cidade moderna é aquela onde você tem a possibilidade de se deslocar de bicicleta e transporte coletivo de qualidade e a TransOceânica terá ciclovias e um sistema moderno de transporte, o BHS", citou o prefeito, lembrando que a Estrada Francisco da Cruz Nunes será transformada em uma avenida com o corredor do BHS e a ciclovia.

O chefe do Executivo niteroiense afirmou que a obra da TransOceânica se junta a outros investimentos em infraestrutura feitos na Região Oceânica como as intervenções de pavimentação e drenagem no Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, Piratininga, Itaipu e Camboinhas. Ele disse que os projetos continuarão na Região Oceânica e vão melhorar ainda mais a qualidade urbana, de vida dos moradores que viveram décadas de abandono, e que vai valorizar os imóveis.