Prefeitura de Niterói realiza primeiro Pregão eletrônico PDF Imprimir E-mail

4/4/2017 - A Prefeitura de Niterói deu mais um passo nesta segunda-feira (31/4) na ampliação do processo de desburocratização da máquina administrativa: inaugurou o primeiro Pregão Eletrônico. Em 56 minutos de abertura da licitação via on line, 21 empresas se candidataram ao processo realizado através do site oficial do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão de Compras.

A economia para o município, segundo a Secretaria de Administração, será em média de 30% em um ano. O objetivo é baratear custo e dar mais celeridade e rapidez aos processos de aquisição de materiais e modernizar mais ainda a máquina administrativa. Niterói já recebeu o prêmio Firjan de gestão fiscal e conquistou, da Controladoria Geral da União, o 1º lugar no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal.

Segundo o secretário de Administração, Fabiano Gonçalves, a cidade avança cada vez mais na modernização e gestão. “Estamos no caminho certo. Realizamos o primeiro pregão com sucesso e esta primeira etapa foi a tomada de preços. A fase agora é a de avaliação e homologação da empresa que tem que apresentar a documentação. Foi até melhor do que esperávamos. Tínhamos uma média de 30% de economia e nesta primeira tomada podemos alcançar até 48%. Isso já é um grande ganho. Empresas de vários cantos do País participaram e isso é sinal que a cidade é vista com confiança no mercado”, comemorou o secretário.

Empresas de Niterói, Rio de Janeiro e estados como Minas Gerais e Goiás, dentre outros, participaram do certame. A fase agora é de avaliação por parte dos pregoeiros da Prefeitura com relação à verificação e habilitação da documentação exigida. As propostas comerciais foram encaminhadas via on-line

Neste caso específico, a licitação eletrônica possibilita a ampliação de ofertas e o barateamento dos insumos básicos e materiais de escritório, dentre outros produtos. O objetivo é baratear custo e dar mais celeridade e rapidez aos processos de aquisição de materiais

No primeiro ano de implantação, o pregão funcionará para compras de todos os órgãos ligados à administração direta, mas, a meta da Secretaria de Administração é que, em 2018, cerca de 40% de todas as compras da administração pública possam ser feitas neste processo.

Pregão eletrônico é uma modalidade de licitação utilizada para a compra de bens e serviços comuns no mercado, independentemente do valor. O modelo permite a participação diretamente através do computador. Até então, na Prefeitura de Niterói, existia somente a licitação através de pregão presencial, que exige o comparecimento de um representante da empresa para participar do processo licitatório.