Mergulhão Ângela Fernandes entra em nova fase de manutenção PDF Imprimir E-mail

9/5/2017 – A Secretaria Municipal de Obras inicia nesta quarta-feira (10/5) o jateamento de areia para a limpeza das estacas do mergulhão Ângela Fernandes, no centro de Niterói. A manutenção começou na semana passada, para a realização de limpeza, soldagem e pintura das estacas-pranchas (estacas que ficam nas laterais do túnel).

Durante os trabalhos, que serão realizadas à noite, o mergulhão ficará fechado de segunda a sexta-feira, das 23h às 5h. Os serviços devem ser concluídos em até 90 dias.

A manutenção foi objeto de uma licitação lançada pela Prefeitura em 4 de abril deste ano, para contratação de empresa especializada para tratamento, pintura e recuperação do mergulhão. O pregão foi realizado no dia 18 de abril e o resultado foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira passada.

A Prefeitura de Niterói garante que não há qualquer risco de desabamento, total ou parcial, do mergulhão. A passagem subterrânea já passou por três perícias diferentes – da Justiça, do Ministério Público, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea - RJ) – além de manutenções periódicas da Prefeitura de Niterói, e não foram constatados riscos estruturais.

Cabe ressaltar que nenhuma das ações propostas de interdição do trânsito no mergulhão foi aceita pelo Poder Judiciário. Na semana passada, foi providenciado correção de pequena fissura em uma coluna de altura atingida por caminhão que tinha dimensão acima do permitido na passagem.

"Em 2013, no início de nossa gestão, após dois anos de obras paradas, realizamos sondagens, projeto executivo, reforço estrutural, e concluímos a obra em apenas oito meses. Solicitamos laudos de várias instituições independentes, que garantiram segurança total da obra. Estamos agindo responsavelmente e, por isso mesmo, determinei reforço na pilastra atingida pelo caminhão, que durante essa obra de manutenção, será substituída por aço. Não podemos permitir boatos nas redes sociais com o objetivo de espalhar pânico nos cidadãos", afirma o prefeito Rodrigo Neves.